Vereador Hélio Guabiraba quer assistência psicológica nas escolas municipais

Divulgação/Câmara Municipal do Recife

No mês da campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental como um todo, um projeto de lei de número 282/2019 que tramita na Câmara Municipal do Recife vem ressaltar a importância do tema. De autoria do vice-presidente da Casa de José Mariano, vereador Hélio Guabiraba (PSB), a matéria visa a obrigatoriedade da assistência psicológica para alunos e educadores nas escolas de educação básica do Recife.

De acordo com o vice-presidente da Casa, os alunos precisam ter todo o apoio de psicólogos no seu dia a dia com o objetivo de prevenir e/ou identificar problemas como depressão. O socialista alertou para o fato de que o número de crianças e adolescentes depressivos vêm aumentando com certa celeridade.

Hélio Guabiraba também ressaltou que o cenário de intensas mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus trouxe graves consequências para as crianças e adolescentes com a interrupção das aulas incluindo a ansiedade.

“Todo esse panorama gera um trauma e pode ser um fator de risco importante para a piora da saúde mental. Com a volta das aulas, os estudantes vão precisar ainda mais da assistência psicológica. É preciso investir na prevenção garantindo que as crianças cresçam com saúde emocional”, argumentou.

O texto do projeto de lei ainda destaca que “Conforme o art. 205 da Constituição Federal, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Membro efetivo da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, o vereador Hélio Guabiraba vem trabalhando em prol dessas áreas essenciais. O parlamentar é relator do projeto de lei “Maria da Penha vai à Escola”, que tem como objetivo conscientizar as crianças e adolescentes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher.

Veja também

PF prende quatro juízes do TRT suspeitos de integrar esquema de Witzel
Corrupção

PF prende quatro juízes do TRT suspeitos de integrar esquema de Witzel

Tom Zé foi de motorista da Brasília velha ao último gênio tropicalista, diz livro
Música

Tom Zé foi de motorista da Brasília velha ao último gênio tropicalista, diz livro