Vereadora eleita questiona gastos com cerimônia de posse da Câmara de Vereadores do Recife

A vereadora eleita Liane Cirne (PT) anunciou que protocolou pedido de revogação de pregão para contratação de serviços para a posse dos legisladores eleitos para a Câmara de Vereadores do Recife, prevista para o dia 1º de janeiro. O requerimento foi endereçado ao presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Eduardo Marques (PSB). O pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial e estava previsto para ser realizado ainda nesta quarta-feira (2).

A legisladora alerta para a crise sanitária enfrentada pelo país e pela situação de emergência declarada pelo municípios, por meio de decreto. Segundo ela, a situação não justifica "gastos tão exorbitantes quanto os noticiados". "No momento em que mais de 170 mil famílias brasileiras vivem o luto decorrente de terem perdido seus familiares para o coronavírus, tais gastos relativos à festividade luxuosa chegam a ferir a moralidade
administrativa, que deve nortear todos os nossos atos, constituindo, portanto, ilegalidade", afirma Liane.

Para a petista, uma cerimônia mais discreta seria vista com bons olhos pela população. "Uma cerimônia de posse celebrada com parcimônia certamente passará ao povo do Recife uma mensagem mais adequada sobre o nosso papel na Casa José Mariano", afirmou.

Em resposta, a presidência da Câmara Municipal do Recife confirmou que recebeu a representação assinada pela vereadora eleita. O pedido da futura legisladora será encaminhado à Primeira Secretaria da Casa que, regimentalmente, é responsável por aquisições e licitações, como determina o organograma da Câmara. No entanto, a nota da assessoria da presidência ressalta que a vereadora ainda irá assumir em janeiro seu cargo. Portanto, regimentalmente, ela não teria condições de fazer um requerimento oficial para a Casa. O texto também ressalta que, ainda no início da pandemia, a Câmara Municipal destinou mais de R$ 8 milhões às políticas públicas contra a Covid-19, além de ter reduzido o custeio da Casa durante todo o ano.

Veja também

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA
Mundo

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China
Resgate

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China