Vereadora reclama que projeto sobre uso de nome social foi retirado de pauta na Câmara do Paulista

Divulgação

O Projeto de Lei da vereadora do Paulista Flávia Hellen (PT) sobre a utilização do nome social por pessoas trans em órgãos públicos do Paulista foi apreciado pela Câmara Municipal, na última terça-feira (9) e incluído na pauta para ser votado na próxima sessão, a ser realizada nesta quinta-feira (11). De forma surpreendente, ao consultar a Súmula do Expediente da Casa, a legisladora verificou que o PL não constava mais na ordem do dia. A súmula traz a relação de projetos e propostas a serem apresentados para debate e aprovação nas sessões.

A Câmara de Paulista realiza sessões legislativas todas as terças e quintas e o projeto estava com votação prevista para esta quinta. Os projetos que são anunciados na sessão anterior, caso do projeto do ‘nome social’, recebem um número e são incluídos na pauta de votação à medida que são apresentados para inclusão na súmula.   

Ao questionar a retirada do PL sem sequer ter sido consultada, a vereadora recebeu uma certidão da Comissão de Justiça e Comissão e Redação de Lei, comunicando que o projeto precisaria de 10 dias para ser analisado pela comissão, para poder ser pautado.

"Teria sido o nosso Projeto de Lei o único que precisaria de dez dias para apreciação da Comissão? Por que razão projetos que chegaram depois foram pautados e o nosso retirado? Estamos aguardando a emissão do parecer do nosso PL e esperamos que não se trate de uma movimentação arbitrária, priorizando outros vereadores e atrasando a apreciação do nosso projeto. Estamos trabalhando todos os dias por Paulista e não aceitaremos atrasos indevidos”, declara a vereadora.

O projeto diz respeito a um decreto federal de 2016 e visa adequar a administração pública municipal ao decreto.

“Somos um país que mais mata a população trans, como também aqueles e aquelas que não conseguem ter acesso a emprego de qualidade e reafirmar a política de direitos humanos, sobretudo da população lgbtqimais, é fundamental na quarta maior cidade do Estado. Vidas trans importam”, afirma Flávia.

Veja também

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos
BRASIL

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos

Newsletter