Vídeo do secretário de Cultura com plágio do nazismo gera revolta

Roberto Alvim, secretário de Cultura do Governo Federal - Reprodução / Youtube
Um vídeo do secretário da Cultura do Governo Federal, Roberto Alvim, publicado na página oficial da Secretaria Especial da Cultura, na noite desta quinta-feira (16), tem provocado debate e repúdio nas redes sociais devido ao seu teor. Para anunciar o lançamento do Prêmio Nacional das Artes, Alvim copia trechos de um discurso do ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, proferido para diretores de teatro durante o regime de Hitler.

A trilha sonora escolhida pelo secretário também chamou atenção. A ópera "Lohengrin", de Richard Wagner. Em sua autobiografia, Hitler afirmou ter sido esta obra decisiva em sua vida.As referências ao nazismo logo foram rechaçadas nas redes sociais, minutos depois da publicação e continua rendendo comentários indignados dos internautas. Roberto Alvim já havia se envolvido em outra polêmica ao oender a atriz Fernanda Montenegro em seu perfil.

Compare trecho dop pronunciamento com o discurtso de Goebles:

"A arte alemã da próxima década será heróica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande pathos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada", Joseth Goebbles, ministro de cultura e comunicação de Hitler.

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou entãpo não será nada", afirmou Alvim no vídeo postado nas redes sociais", Roberto Alvim, secretário de Cultura do Governo Federal.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) reagiu com firmeza ao vídeo e usou o twitter para repudiar o discurso e pedir a exoneração de RobertoAlvim. "O secretário de Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo".

nazi


Confira o vídeo:

Veja também

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter