CNU: edital deverá ser disponibilizado até 4 de julho
Certame unificado que oferece 3.652 vagas oportuniza vagas para 36 órgãos públicos
O Governo Federal deve divulgar ainda nesta semana o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), processo seletivo que centraliza em uma única seleção o preenchimento de vagas em diferentes órgãos da administração pública. Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame já tem datas definidas para as principais etapas.
As inscrições estão previstas para o mês de julho de 2025, enquanto a aplicação da prova objetiva será no dia 5 de outubro. Já a prova discursiva, correspondente à segunda fase, ocorrerá em 7 de dezembro. O resultado final está programado para fevereiro de 2026.
Inclusão
Em uma ação voltada à ampliação da política de inclusão no serviço público, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta segunda-feira (30) o resultado do sorteio dos cargos que aplicarão cotas para pessoas negras e com deficiência, mesmo em casos onde a legislação não exige reserva obrigatória de vagas.
Leia Também
• Concurso em Pernambuco: confira as oportunidades abertas no Estado
• Pernambuco convoca mais de 300 aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e atinge 169 cargos entre os 3.652 previstos no concurso. A ideia é garantir maior equidade também nos postos com número reduzido de oportunidades.
Blocos
Assim como na primeira edição, o CNU será estruturado em nove blocos temáticos, permitindo que candidatos concorram a diferentes cargos dentro de uma mesma área de conhecimento. Dois desses blocos serão voltados para cargos de nível médio.
Confira a divisão dos blocos:
Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social
Bloco 2 – Cultura e Educação
Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia
Bloco 4 – Engenharias e Arquitetura
Bloco 5 – Administração
Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico
Bloco 7 – Justiça e Defesa
Bloco 8 – Intermediário – Saúde (nível médio)
Bloco 9 – Intermediário – Regulação (nível médio)