Curso gratuito de TI: Junior Achievement e Google oferecem 500 vagas em Pernambuco

Qualificação on-line busca preparar jovens para iniciar a carreira na área de TI, no nível inicial

Curso gratuito de Tecnologia da Informação tem 500 vagas - Junior Achievement /Divulgação

A ONG Junior Achievement, em parceria com o Google.org, está com 500 vagas abertas em curso gratuito de Tecnologia da Informação (TI), exclusivas para Pernambuco.

O curso busca preparar jovens para iniciar a carreira na área de TI, no nível inicial, compartilhando conhecimento técnico e desenvolvendo habilidades socioemocionais.

A formação, ofertada pelo programa "Tech.Já Pocket: Certificado Profissional de Suporte em TI", será realizada na modalidade on-line.

Podem participar jovens de 18 a 29 anos, que residem no Estado, tenham concluíram o ensino médio em escolha pública ou sido bolsista na rede privada.

Além disso, o candidato deve ter renda familiar de até dois salários mínimos e não pode estar estudando e nem trabalhando.

A carga horária é de 154 horas, sendo 148h de curso na plataforma e 6 horas de aulões. Interessados devem se inscrever até o dia 27 de setembro, no site disponível ao final do texto.

Durante o programa Tech.Já, são ensinados fundamentos de TI, incluindo temas como: fundamentos de suporte técnico; redes de computadores; sistemas operacionais; administração de sistemas e infraestrutura de TI; e segurança em TI.

O conteúdo do curso engloba, ainda, habilidades socioemocionais para entrar e se manter no mercado de trabalho, conhecidas como soft skills (comunicação, ética, pensamento crítico, inteligência emocional, resolução de problemas e criatividade).

Elaboração de currículo, estratégias de LinkedIn e planejamento de carreira também fazem parte dos assuntos abordados no programa.

Para fazer o curso, não é necessário conhecimento ou experiência anterior, apenas ter interesse em atuar na área de TI.

"O objetivo é preencher a grave lacuna de habilidades digitais no país, contribuindo com a geração de renda e ascensão social de populações vulneráveis. Também pretendemos contribuir com o crescente mercado de TI, que possui mais vagas do que profissionais capacitados para preenchê-las", afirmou a gestora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Olga Lucena.

O programa incentiva a candidatura de mulheres, mães solo, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e outros grupos minoritários.

Ao término do curso, todos os participantes receberão um certificado profissional de suporte em TI do Google e, ainda, uma certificação da Junior Achievement Pernambuco.

As inscrições devem ser feitas neste link.

Veja também

Eleições: quem é Doutor Furlan, prefeito eleito com o maior percentual de votos entre as capitais
ELEIÇÕES 2024

Eleições: quem é Doutor Furlan, prefeito eleito com o maior percentual de votos entre as capitais

Eleições: Polícia Federal registrou 295 ocorrências neste domingo (6)
ELEIÇÕES 2024

Eleições: Polícia Federal registrou 295 ocorrências neste domingo (6)

Newsletter