Equilíbrio entre estudos para concurso e saúde mental: como reduzir o estresse e otimizar sua rotina

Confira dicas para conciliar estudos intensos com saúde e motivação

Métodos para estudar com eficácia sem comprometer a saúde mental - Freepik.com

A aprovação em um concurso público é um desafio que exige disciplina, dedicação e, muitas vezes, uma rotina de preparação intensa. Contudo, essa prática de estudos excessiva pode ter impacto considerável na saúde mental dos candidatos. Catarina Albertim, 22 anos, estudante que está se preparando para a realização da prova do Concurso Nacional Unificado, relata sofrer de cansaço extremo, irritabilidade, estresse e ansiedade durante esse período que antecede a prova. “Para aliviar essas tensões, busco fazer pausas e  técnicas de respiração”.  

Encontrar um equilíbrio entre os estudos e o bem estar psicológico é necessário para conseguir um bom desempenho sem comprometer a qualidade de vida. Uma estratégia recomendada pela Psicóloga Cristiane Souza, especialista em gestão de carreira e clínica organizacional, é idealizar sua semana com antecedência. “O hábito de planejar a semana, com a distribuição de tarefas (pessoais e de estudo) estabelecendo prazo, reduz o nível de estresse e ansiedade, além de otimizar a rotina”. 

No dia a dia muitos estudantes acabam abrindo mão de estar com amigos e familiares em razão dos estudos. Para Mateus Amaral, 28 anos, outro estudante que busca a aprovação em concursos, a trajetória de estudos promove um afastamento social. “Estudar para concurso é um processo bastante solitário. Converso às vezes com alguns familiares e amigos, mas muito superficialmente”. Segundo Souza, ter uma rede de apoio diante das dificuldades que surgem no meio do percurso para ser aprovado é fundamental, evitar o isolamento social contribui para a manutenção do equilíbrio emocional do candidato. “O apoio das pessoas com as quais se estabelece relação é imprescindível para desenvolver autoconfiança, para se recuperar de dias intensos de estudos e relaxar". 

Outro ponto importante destacado pela especialista são as técnicas de relaxamento e as realizações de atividades físicas e de lazer para se manter bem mentalmente. De acordo com ela, “a boa ingestão de água e a boa alimentação acompanhadas de práticas esportivas que nos ajudam a liberar endorfina, promovem sensações de prazer e bem-estar, além de reduzir consideravelmente os níveis de estresse.” Dessa forma, incorporar atividades físicas em sua rotina torna-se primordial no caminho para a aprovação. “Recentemente comecei a praticar calistenia e tem sido ótimo, ajuda muito a sair  desse padrão repetitivo e a liberar energia de outra maneira. Me sinto mais disposto", relata Amaral. 

IDENTIFIQUE SINAIS DE EXAUSTÃO

Certamente, você já sentiu um esgotamento extremo ao ponto de não conseguir mais estudar e se concentrar. Amaral conta que: “alguns dias são bem difíceis, o cansaço bate forte, você pensa em desistir”. Desse modo, é importante identificar sinais que demonstram uma carga horária de estudos que prejudicam a saúde mental e a longo prazo não traz bom rendimento. “Sentir-se constantemente cansado, percebendo a memória comprometida, com dificuldades de concentração e sobrecarregado são sintomas de que você não está mantendo o equilíbrio entre o estudo e o descanso” ressalta a pscicóloga Cristiane. 

Estudantes buscam motivações diversas para permancerem focados nos estudos. Para Amaral, por exemplo, a aprovação simboliza um futuro melhor. “Lembrar das razões que me levaram a decidir me dedicar aos estudos e vislumbrar o que a aprovação significaria para o meu futuro me motiva”. No entanto, se manter produtivo é uma tarefa difícil. Portanto, a especialista faz algumas ponderações que podem ajudar na sua produtividade e motivação. “Avaliem qual técnica de estudo lhe traz um maior conforto, lembre-se de gerir o tempo de maneira eficiente e não deixe o estresse se tornar danoso a ponto de tirar o foco dos estudos, e se os recursos tornam-se limitados procure suporte profissional.
 

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