IBGE contratará mais de 6 mil temporários; provas serão neste domingo (2)

Concurso IBGE - Divulgação/IBGE

As provas do Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratação temporária de 5.623 agentes de Pesquisa e Mapeamento (APM) vão acontecer neste próximo domingo (2).

Além desses, outros 552 supervisores de Coleta e Qualidade também terão seus conhecimentos testados em prova. 

Vale salientar que essa seleção não está relacionada ao Censo Demográfico. Os novos profissionais vão trabalhar nas pesquisas de rotina do IBGE em todo o país.

Os inscritos poderão consultar o local de prova a partir desta quinta-feira (29), no site do Cebraspe , banca organizadora do certame. 

Em Pernambuco, são oferecidas, ao todo, 254 vagas para os dois cargos em 18 municípios.

Para agente de Pesquisa e Mapeamento, há vagas nas seguintes cidades pernambucanas: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Carpina, Caruaru, Escada, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.

Para supervisor de coleta e qualidade, há vagas em Pernambuco em Carpina, Caruaru, Escada, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Recife, Salgueiro, Serra Talhada e Timbaúba.

Os candidatos à função de supervisor de Coleta e Qualidade farão prova com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração e Situações Gerenciais e de Geografia. A prova será aplicada no turno da manhã, das 8h às 12h, horário de Brasília.

Já os inscritos para a função de APM farão prova com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia. A prova será aplicada à tarde, das 14h às 18h (horário de Brasília).

Para a prova, o candidato deve levar caneta esferográfica preta de material transparente, documento original com foto e comprovante de inscrição.

A seleção seguirá protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório demáscara, de tecido ou cirúrgica, cobrindo nariz e boca.

Os candidatos deverão manter o distanciamento social. Segundo o IBGE, haverá álcool gel para higienização das mãos, mas se recomenda, também, que o candidato leve seu próprio frasco de álcool em gel (que não poderá ser compartilhado com outras pessoas) e água.

O candidato que se recusar a obedecer às normas sanitárias será excluído do processo seletivo.

O gabarito preliminar das provas será divulgado a partir das 19h na próxima segunda-feira (3), no site do Cebraspe. A divulgação do resultado está prevista para 31 de maio.

Veja também

Defesa civil dos municípios da RMR registram ocorrências por conta das chuvas
Chuvas

Defesa civil dos municípios da RMR registram ocorrências por conta das chuvas

Testes de anticorpos após vacina contra Covid-19 são incapazes de garantir a eficácia do imunizante
Coronavírus

Testes de anticorpos após vacina contra Covid-19 são incapazes de garantir a eficácia do imunizante