Inep divulga edital do "Enem dos Professores"
Inscrições vão acontecer no período de 14 a 25 de julho
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira (17) o edital da Prova Nacional Docente (PND) de 2025. A prova ficou amplamente conhecida como “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores” uma vez que é destinada à contratação de educadores pelo país.
O concurso destina-se especificamente aos estudantes concluintes de cursos de formação de professores, inscritos no Enade das Licenciaturas e demais cidadãos que apresentem interesse no concurso ou seleções de contratação de professores no país.
Segundo o edital, a inscrição na prova não dispensa a necessidade de inscrição posterior em concursos ou seleções de interesse dos participantes. Essas seleções serão conduzidas pelos entes federativos.
Os interessados em participar do concurso devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$85. A cobrança deve ser paga até 31 de julho, seja por Pix ou cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. No entanto, o estudante inscrito pela Instituição de Ensino Superior (IES) para participar do Enade das Licenciaturas 2025 será isento da taxa de inscrição.
As inscrições ocorrem no período de 14 a 25 de julho pelo Sistema PND com a informação do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone fixo ou celular.
As provas começam no dia 26 de outubro. A abertura e o fechamento dos portões serão, respectivamente, às 12h e 13h, no horário oficial de Brasília. A prova terá a duração total de 5 horas e 30 minutos, com início marcado para 13h30 e término às 19h.
Confira mais informações no edital