Pré-vestibular gratuito da UPE abre inscrições para 10,2 mil vagas em 43 cidades; veja edital

Reitoria da UPE, no Recife - Peu Ricardo/Arquivo Folha de Pernambuco

As inscrições para 10.200 vagas gratuitas para o Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) seguem até a próxima quinta-feira (15). Interessados devem acessar o portal www.upenet.com.br.

As vagas são para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual (EJA Médio, Travessia Médio e Normal Médio) que pretendem se preparar para ingressar em instituições de ensino superior.

As aulas do Prevupe 2021 terão início em 24 de julho no canal do YouTube da UPE e plataforma virtual de aprendizagem.

De acordo com a universidade, o candidato deverá preencher completamente o formulário de inscrição e questionário socioeconômico. Ao final, deverá anexar os documentos solicitados. 
 
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente até o limite do número de vagas estabelecidas para cada polo.
 
Por causa dos impactos da pandemia de Covid-19, a prioridade do curso preparatório oferecido pela UPE será dos estudantes concluintes do ensino médio de 2021 e estudantes egressos do ano letivo de 2020.
 
A matrícula dos candidatos classificados será realizada no período de 22 e 23 de julho de 2021 de forma exclusivamente remota. Para efetivação da vaga, o candidato classificado no processo seletivo deverá acessar o site www.upenet.com.br.

A carga horária total do Prevupe é de 288 horas. As aulas serão ofertadas aos sábados em horário integral, aos domingos pela manhã e, quando houver necessidade, no domingo também à tarde. Haverá ainda atividades assíncronas durante a semana.
 
O Prevupe 2021 será composto por 50% de atividades remotas (com ações pedagógicas realizadas virtualmente com aulas síncronas e assíncronas) e 50% de atividades híbridas (com aulas presenciais e virtuais com a contextualização do conteúdo, avaliação diagnóstica, atividades motivacionais em atividades pedagógicas diversas).
 
Em caso de flexibilização das normas sanitárias pelas autoridades de saúde, as aulas da fase híbrida poderão acontecer totalmente presenciais, bem como no caso de rigidez das normas vigentes, tais como a suspensão de aulas presenciais, esta fase poderá funcionar totalmente remota.
 
As vagas geradas pelo não comparecimento à matrícula de candidatos classificados ou pelo não atendimento às exigências do edital serão preenchidas pelos candidatos obedecendo rigorosamente a ordem de classificação.
 
A primeira listagem de remanejados será divulgada no dia 11 de agosto de 2021 e a segunda listagem será disponibilizada no dia 25 de agosto de 2021, a partir das 14h, no site www.upenet.com.br.
 
Os locais de funcionamento do Prevupe por município, com endereço e telefone, constam no edital, assim como todo o cronograma do processo seletivo.
 
O Prevupe é uma realização conjunta da UPE (através da sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC), do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e da Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco (SEE-PE). A ação de extensão é promovida desde 1999, com a ampliação contínua de polos em novos municípios. 

Veja o edital:

Veja também

Nacionalização e fragmentação oposicionista beneficiam PSB em 2022Edmar Lyra

Nacionalização e fragmentação oposicionista beneficiam PSB em 2022

Luciano Bivar: União Brasil tem dois nomes novos para corrida pelo PlanaltoFolha Política

Luciano Bivar: União Brasil tem dois nomes novos para corrida pelo Planalto