Unilever abre inscrições para programas de estágio e trainee

Trainee e estágio - Reprodução

Pela primeira vez, o hotsite (unileverparatodes.com.br) dos Programas de Estágio e Trainee 2021 da Unilever, fabricante de marcas como Seda, Rexona, Kibon e Ben&Jerry’s, foi desenhado - e certificado - de acordo com as diretrizes do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) para ser 100% acessível a todas as pessoas, eliminando a barreira inicial que muitas vezes impede e desencoraja candidates a se inscreverem em um processo seletivo. As inscrições para estágio já estão abertas e, em 28 de setembro começa o Programa de Trainee.

Os conteúdos do site estão disponíveis em libras, há ícones com descritivos e opções de tamanhos de fonte e contraste, mais funcionais, inclusive, ao público de mais idade. A iniciativa da Unilever é pioneira. No Brasil, apenas 0,74% dos sites são acessíveis, segundo levantamento do movimento Web para Todos, o que impede o acesso de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência às oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.

Segundo Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever, a real inclusão se dá na prática e às vezes por meio de uma ferramenta tão simples, como um hotsite, é possível derrubar barreiras significativas. "O primeiro passo para participar dos programas de estágio e trainee é fazer a inscrição online, e se já nesse início a falta de acessibilidade impedir a candidatura de alguém, nenhum esforço pela inclusão que vier depois disso fará sentido. Para sermos inclusivos, precisamos olhar para todas as questões da sociedade, das mais simples às mais complexas, e agir, pouco a pouco, sobre cada uma delas". 

Mais do que atrair os melhores talentos com base apenas na formação, a companhia está de portas abertas a todes que sejam inquietes, criatives e dispostes a cocriar o futuro de modo colaborativo, e que tenham seu propósito individual alinhado ao da empresa - tornar a sustentabilidade, no sentido mais amplo da palavra - parte do dia a dia das pessoas.