A política, os irmãos e os almoços de domingo

Em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, o desdobramento político mostrou caminhos improváveis. A convenção do Partido Socialista Brasileiro confirmou a candidatura de Humberto Mendes para prefeito e padre Izidório Alencar do PT, para vice. O inusitado foi Anselmo Gomes, que era pré-candidato a prefeito pelo MDB e teve seu nome rifado em uma composição política, terminou apoiando Bruno Medrado, do Solidariedade, que não levou a candidatura pra frente e apareceu inexplicavelmente no palanque do prefeito Humberto.

Mas, o evento também revelou outras coisas inesperadas. Ainda estavam no palanque, os ex-prefeitos Rogério Júnior e Xisto Graciliano, sua esposa, ex-vice prefeita, Maria Graciliano e a ex-vereadora Lia. O fato inusitado é que, Maria Graciliano, é irmã de Jetro Gomes, que tem sua esposa, Dr. Elivânia Gomes (PSL) como vice na chapa da oposição liderada por George Duarte (PP), que vai disputar contra Humberto Mendes. Resumo da ópera, é irmão contra irmão em Santa Maria da Boa Vista.

A chapa George e Elivânia foi homologada nessa quarta-feira (16), com a confirmação também da chapa proporcional, dos candidatos a vereadores que formam o time dos dois. George Duarte, que é irmão do ex-prefeito Leandro Duarte, foi vereador e presidente da Câmara e também foi candidato a prefeito nas eleições de 2016. 
A briga ai vai ser nas urnas e nos almoços de domingo nas casas dos parentes.

Dada à largada > A Frente Popular em Afogados da Ingazeira, composta pelo ex-prefeito Totonho Valadares, pelos partidos PSB, MDB, PDT, PSD, PT e PV, oficializou a chapa Sandrinho e Daniel na majoritária, ao lado do prefeito e mais 74 candidatos à Câmara Municipal.   

Protesto silencioso > Professores de Serra Talhada organizaram um protesto silencioso durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores. O motivo foi o veto presidencial em relação ao pagamento dos precatórios e a demora dos parlamentares em criarem uma comissão para defesa da categoria.

Os fogos > Um incidente em Betânia foi o motivo que o grupo governista precisava para explorar as críticas contra a oposição. Os fogos que foram soltos no fim da convenção do Democratas, que lançou o ex-prefeito Wal Araújo como candidato a prefeito, por acidente atingiram o Hospital Municipal e a ala dos pacientes internados com Covid-19. Com isso, os governistas, ligados ao prefeito e candidato à reeleição Mario Flor (PTB), aproveitaram para explorar o episódio nas redes sociais.

Definida > Em São José do Belmonte, o líder do bloco de oposição, deputado estadual Rogério Leão (PR), anunciou os nomes dos pré-candidatos da oposição que vão disputar as eleições de novembro deste ano. Zeca para prefeito e Vera de Seu Né para vice-prefeita são os nomes que vão concorrer à Prefeitura.

Tentou impedir > Em Salgueiro, o Partido Socialista Brasileiro tentou impedir a transmissão da convenção de Clebel e Paizinha pelas redes sociais. O partido entrou com representação na Justiça Eleitoral e sugeriu que a Justiça Eleitoral aplicasse multa de R$ 25 mil por hora, caso a transmissão ocorresse, alegando que haveria propaganda eleitoral antecipada. A justiça negou provimento ao pedido.