A quizila, o hospital de campanha fechado e os equipamentos

A quizila política com a falta de atenção do governo do Estado por Petrolina, segundo os políticos, ganhou novo capítulo. É o que se fala na maior cidade do Sertão depois que o vereador Wenderson Batista, o “Pé de Galo” (DEM), denunciou em vídeo que os equipamentos do fechado Hospital de Campanha na cidade estavam amontoados sem destino. “Onde estão aqueles que fizeram alarde quando os equipamentos chegaram, para mostrar como estão agora?”, cobrou.

Não demorou muito e o governo de Pernambuco anunciou que cederia os equipamentos para que a prefeitura de Petrolina com o objetivo de reforçar a assistência aos pacientes com a Covid-19. A cessão foi autorizada após solicitação da gestão municipal ao Governo de Pernambuco.

O local foi desmontado no final de 2020 por causa das baixas taxas de ocupação na unidade naquele período, e boa parte da infraestrutura do serviço já havia sido remanejada dentro da rede de saúde da cidade, como na Unidade de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina e no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, também no Sertão do Estado. 

Na região do São Francisco, foram 48 novos leitos de UTI. Ao todo, a Região conta, agora, com 92 leitos, sendo 62 de UTI. 

Mexeu > Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PMDB), já mexeu no secretariado. Deixa a pasta o secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão, Henrique Oliveira. Ele já estava na primeira gestão da prefeita onde ocupou a pasta da Educação.

Dois estados e um abandono > O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) enviou ofício ao governador Paulo Câmara solicitando o início imediato das obras de restauração da PE-700, no município de Araripina, que liga Pernambuco ao Estado do Ceará estrada vicinal para o polo gesseiro da região do Araripe. Já faz tempo que a obra carecia de melhorias pelos estados do Ceará e Pernambuco. Só o lado cearense recebeu melhorias.

Municipalização > O deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) fez uma indicação solicitando ao Governo do Estado a suspensão do processo de municipalização da Escola Estadual Cônego Emanuel Vasconcelos, em Venturosa. O parlamentar ouviu a comunidade escolar e moradores da cidade que não percebem a mudança como positiva. A escola tem mais de 40 anos, atende a mais de 500 estudantes e possui IDEB acima da média estadual. 

Ampliando as bases > O prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE), George Duarte (PSDB), reuniu-se com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e com o deputado estadual Antônio Coelho (DEM). No dia seguinte o grupo recebeu o irmão de George, ex-prefeito Leandro Duarte, já na companhia do federal Fernando Filho (DEM). É a ampliação da base eleitoral dos Coelhos já em ritmo acelerado.

Tá cedo > O prefeito de Belém de Maria, Rolph Junior (Republicanos) decidiu manter a suspensão das aulas da rede municipal de ensino até que todos os profissionais da educação fossem vacinados. “Volta ainda se ao menos 30% da população de nossa cidade receber a vacina”, disse ele. Mesmo com aulas remotas a merenda dos alunos foi garantida.

Veja também

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter