Apesar do esforço da oposição, Evandro é candidato

Na política de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, não teve esforços da oposição que impedissem a continuação da candidatura do atual prefeito, Evandro Valadares do PSB. Há menos de um mês das eleições municipais de 2020, o gestor conseguiu mais de uma vitória na Justiça, que além de aprovar sua candidatura, ainda rejeitou o pedido de reanálise da decisão, solicitada pela coligação “Muda São José”, do também candidato e ex-prefeito Romério Guimarães (PP).

A coligação de Romério entrou com ação no Ministério Público alegando que tinha provas definitivas para impedir a candidatura do prefeito. “Foi juntado ao caso o contracheque de Valadares demonstrando que o prefeito fez uma confissão ao permitir o desconto do parcelamento em seus vencimentos”, dizia a nota, referindo-se ao objeto da análise das contas do prefeito, que segundo a denúncia, houve irregularidade quanto aos recursos públicos destinados à realização da IV Feira Agropecuária do Pajeú (FEAPA).

Apesar da ação, a Justiça aprovou a candidatura de Valadares, que motivou a coligação a pedir revisão da decisão, alegando que a sentença teria deixado de apreciar que o “Tribunal de Contas da União se pronunciou no sentido de dar provimento parcial ao recurso, tendo em vista a eliminação de apenas uma das irregularidades”, diz a nota.

No entanto, a juíza Tayná Lima Prado rejeitou o pedido. “Assim, considerando a inexistência de qualquer omissão, contradição ou obscuridade na sentença rechaçada, conheço dos presentes embargos declaratórios, porém os rejeito”, decidiu a juíza Tayna Lima Prado.

A denúncia > A Justiça Federal recebeu uma denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito de Parnamirim, Ferdinando Lima de Carvalho, o Nininho, por uma suposta aplicação indevida de verbas federais do antigo Fundo Nacional para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). A verba teria sido usada no pagamento de eventos festivos públicos, contratação de artistas e organização de novenário, dentre outras despesas.

Justificou > Depois do pedido de impugnação da candidatura de Luciano Moreira (Podemos), para prefeito de Ingazeira, feito pela Frente Popular do município, que alegou que Luciano não preencheu as condições legais de elegibilidade, a Justiça Eleitoral acatou a justificativa do candidato e julgou improcedente a impugnação, dando a ele a aprovação da candidatura ao cargo de prefeito do município. 

Correndo risco > Em Santa Filomena, os agricultores reclamam que, mesmo em época de eleição, o prefeito Cleomatson Vasconcelos (PSB), não mantém e dia as parcelas do aporte municipal do Garantia-Safra, e temem que o beneficio seja cancelado. “Até hoje (22 de outubro), não pagou nenhuma das 06 parcelas da contrapartida do município no Garantia-Safra 2019/2020”, diz a nota.

Não compareceu > Repercute em Belo Jardim a ausência da candidata à prefeita pelo PSB, Isabelle Mendonça, no debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior de Belo Jardim (Sintesb), com os prefeituráveis do município. Participaram os candidatos Gilvandro Estrela (DEM), Beto de Lulão (PT) e Wilson Maciel (PTB). A ausência de Isabelle rendeu comentários negativos, memes nas redes sociais e em grupos de WhatsApp da cidade.

Veja também

TSE faz testes preparatórios para segundo turno das eleições
eleições

TSE faz testes preparatórios para segundo turno das eleições

Bárbara Paz retrata em 'Babenco' o artista e o homem na intimidade
cinema

Bárbara Paz retrata em 'Babenco' o artista e o homem na intimidade