As eleições e o temor da Justiça

Depois das candidaturas únicas para prefeito no sertão pernambucano, umas por falta de oposição na cidade e outras por envolver problemas na Justiça, essa última ainda continua tirando o sono de muito candidato. Em Itapetim, no Sertão do Pajeú, dos trinta candidatos a vereador pelo PTB, três já tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. E na disputa pela prefeitura, dos candidatos, apenas um já recebeu a aprovação da Justiça.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos ao Legislativo que tiveram o registro indeferido, “não reuniram as condições necessárias para aprovação, ou estão com pedido já julgado e indeferido pela Justiça”. Dos trinta nomes que tentam as nove vagas disponíveis, agora o número cai para vinte e sete.

Na corrida ao Executivo municipal, apenas o atual prefeito, Adelmo Moura (PSB), ainda aguarda julgamento do pedido de registro da candidatura. O candidato do PTB, Anderson Lopes, já corre trecho tranquilo, pois já teve a sua candidatura aprovada. Quem também passou por problemas com a Justiça para concorrer nas eleições deste ano foi o atual vice-prefeito, Júnior Moreira, que não pôde compor chapa com o prefeito. 

A dúvida é, quem poderá ser colocado como plano B, caso ocorra um impedimento definitivo do prefeito. Se será seu escolhido para vice, Chico de Laura (PSB), ou se existe outro nome na agulha.

Imagem proibida > O Justiça Eleitoral em Exu, sertão do Araripe, concedeu medida Liminar solicitada pelo advogado dos candidatos João Victor Bento e Dr. Ulisses, e mandou retirar da propaganda Eleitoral dos Candidatos Raimundinho Saraiva  e Tiquinho do PT, todo tipo de publicidade que contenha o uso da imagem e do nome do ex-prefeito Léo Saraiva, concedendo o prazo de 48 horas para a coligação proceder com a retirada.

Defendeu > O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), ficou ao lado do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), quando foi impedido pela Polícia Militar de ir ao encontro de Márcia Conrado (PT), sua candidata na disputa pela prefeitura da cidade sertaneja, no último sábado (17). Segundo o deputado, Duque foi fruto da “aproximação das acirradas eleições municipais”.

Impedido > Em Petrolina, o Juiz Elder Muniz de Carvalho Souza comunicou a decisão que não aprovou o pedido de candidatura a prefeito de Deomiro Santos, do Partido Verde. De acordo com a documento, houve irregularidades presentes no pedido do “Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários” do Partido Verde. A decisão ainda cabe recurso. O que chamou a atenção foi que o candidato a vice renunciou e declarou apoio a Miguel Coelho (MDB).

Acirrou > A disputa eleitoral endureceu de vez em Salgueiro, sertão Central. O ex-prefeito Dr Marcondes é o franco favorito para ameaçar a hegemonia do atual prefeito Clebel Cordeiro. A disputa é voto a voto.

Veja também

Intenção de consumo registra 3ª alta seguida em novembro, aponta pesquisa
Brasil

Intenção de consumo registra 3ª alta seguida em novembro, aponta pesquisa

Black Friday: 12 linhas de ônibus com itinerários próximos a shoppings na RMR terão horário ampliado
Ônibus

Black Friday: ônibus terão horário ampliado para atender shoppings