Cabrobó entre Rambos, acordos e 'maquiagens'

A cidade de Cabrobó, no Sertão do São do Francisco, tem passado por muitas novidades políticas. Depois do prefeito, Galego de Nanai (Avante), viver seu momento como o “Rambo do Sertão”, prendendo um invasor na casa de sua vizinha, agora ele resolveu tornar público o que está começando novamente a acontecer entre ele e o ex-aliado, o presidente da Câmara Municipal, Rony Russo (Republicanos).

Rony e Galego de Nanai eram aliados, para ganhar a eleição, Rony promoveu a insurreição e o prefeito não gostou. Agora, em entrevista à uma rádio local, já disse que os poderes são harmônicos e o objetivo é trabalhar por Cabrobó e admite a reaproximação. A novidade dessa segunda-feira (7), foi quando o vereador e ex-secretário de ação social, Paulo Gonçalves (PDT), disse no plenário da Casa que o gestor tem maquiado as ações da gestão. 

“Primeiro colocou o deputado dele para mentir. Por que não diz quem foi que lutou pelas causas? Aí depois vai lá e apaga a postagem. Só estão vendo agora as coisas? Não. A gente sempre disse. É porque a situação agora é de interesse. Veio dizer que estava investindo R$15 milhões em abastecimento de água. Pelo amor de Deus! Uma obra da Transposição. Da época em que Dilma ainda era presidente. Anunciar isso como uma ação. Não vai ter ação não prefeito? Vai ficar só maquiando as ações?”, criticou.

49 anos > A população de Santa Maria da Boa Vista (PE), está em festa. O município ainda comemora os 149 anos de emancipação política. A data foi celebrada nessa segunda (7), com uma programação que incluiu a tradicional alvorada, hasteamento de bandeiras e missa de ação de graças. Os eventos foram conduzidos pela prefeitura boavistana. “O que posso dizer é que trabalharemos bastante para colocar Santa Maria novamente em um lugar de destaque”, afirmou o prefeito George Duarte.

Vai ter que vacinar > Membros da comunidade indígena Atikum Brígida, em Orocó, serão vacinados contra a Covid-19 após uma série de pedidos do Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal, que acatou os pedidos e determinou ao Ministério da Saúde o fornecimento, em até 48 horas, a contar da notificação, das doses de imunizantes necessárias à vacinação prioritária de todos os indígenas. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária no valor de R$ 50 mil a cada uma das entidades responsáveis. 

Acima da média > Em Águas Belas, no Agreste, o município tem percentual de vacinados com a primeira dose acima da média do Brasil e Pernambuco. Enquanto o país vacinou 23,13% de sua população, e o estado imunizou 20,92%, o município vacinou 33,80% da população. Águas Belas está acima também no percentual de vacinados com a segunda dose. Do total de pessoas imunizadas até hoje, 42,45% já receberem as duas doses da vacina. No Brasil, 18,83% da população recebeu a 2ª dose. E, em Pernambuco, 9,83%.

Há controvérsias > Em Cabrobó, a presidência da Câmara em abriu licitação para locar veículos, por um período de até seis meses. A decisão pode até ser legítima, mas à boca pequena os comentários de bastidores na cidade são de que, durante a pandemia, a casa legislativa de Cabrobó poderia passar sem esse gasto.

Veja também

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota
Futebol

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson
Futebol

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson