Cacique Marquinhos vence nas urnas, mas ainda não leva

Em Pesqueira, no Agreste pernambucano, o grito de vitória do Cacique Marquinhos (Republicanos) nas eleições do último domingo (15) continua engasgado na garganta. Apesar disso, Marquinhos e seu grupo ainda não comemoraram como gostariam. O motivo é que o resultado positivo pode não se concretizar por conta de uma batalha judicial que o Cacique enfrenta em relação ao seu registro de candidatura.  

Ele teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral por ter sido condenado como um dos autores de um incêndio criminoso anos atrás. O que foi debatido no julgamento sobre a aprovação ou não da candidatura era se o fato teria alguma repercussão no Direito Eleitoral. A defesa ainda tentou alegar que o Indulto Presidencial poderia isentar Marquinhos da pena. Mas não funcionou e a Justiça manteve o registro reprovado. 

Mesmo assim, Marquinhos levou sua campanha às urnas e venceu com 51,60% dos votos, derrotando a prefeita Maria José (DEM), que teve 45,48% dos votos. Apesar da vitória, o prefeito eleito pode não assumir o cargo em 2021. A defesa de Marquinhos entrou com recurso para tentar reverter a decisão, e o caso permanece sub judice, ou seja, aguardando nova determinação judicial. 

O caso vem dividindo opiniões nas redes sociais da cidade há vários meses, e muita gente ainda acredita que ele poderá assumir o cargo. De acordo com o TSE, caso ele não seja diplomado, quem será nomeado interinamente como prefeito será o presidente da câmara.

Novos planos > Em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT), depois de conseguir emplacar sua sucessora, Márcia Conrado, não esconde de ninguém que poderá investir em voos mais altos, como por exemplo, tentar se consolidar pela sua região por meio de uma candidatura para deputado estadual ou federal em 2022. Não surpreendi para ninguém caso isso realmente ocorra.

Mesmo partido > Em Quixaba, o prefeito eleito Zé Pretinho, seu vice, Zé de Joaquim e mais nove vereadores pertencem ao partido Avante, que conseguiu ampla maioria no resultado das últimas eleições municipais. Os mais de 5 mil eleitores escolheram quase todos os representantes políticos do mesmo partido. Os candidatos estavam divididos entre Avante, PSB e PT. 

Renovada > A Câmara Municipal de Cabrobó vai ser 80% renovada a partir de janeiro de 2021. A Casa Legislativa é composta por 13 vereadores. Apenas 3 deles  conseguiram ser reeleitos, outros 3 perderam a disputa e 6 não foram candidatos. A Câmara ganhou sangue novo com a vitória nas urnas de 10 novos nomes. 

Homenagem > O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) prestou homenagem, durante sessão especial no plenário do Senado, ao centenário de nascimento do ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do Congresso Nacional, o petrolinense Nilo Coelho. Nascido em 2 de novembro de 1920, ele ficou conhecido como “governador da integração” – uma referência às obras estruturantes que integraram o Sertão às demais regiões de Pernambuco.

Veja também

Pix tem quase 4,4 milhões de portabilidade de chaves
PIX

Pix tem quase 4,4 milhões de portabilidade de chaves

Elon Musk ultrapassa Gates e se torna o 2º mais rico do mundo
Economia

Elon Musk ultrapassa Gates e se torna o 2º mais rico do mundo