Câmara de Petrolina começa a se movimentar após prisão de vereador

Presidente da Mesa Diretora afirmou que a casa seguirá os ditames da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno

A Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão do São Francisco, começou a se movimentar quanto à prisão preventiva do vereador Gaturiano Cigano (DEM). O presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz (MDB), afirmou que a Casa Plínio Amorim seguirá os ditames da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno, o qual determina o encaminhamento à Comissão de Ética Parlamentar para a apreciação de possível infringência de decoro parlamentar pelo vereador Gaturiano Cigano.

Ainda de acordo com nota enviada pelo presidente Aero, a Câmara recebeu o ofício da Polícia Federal na manhã de ontem (24), comunicando a prisão de Gaturiano pela acusação da prática de crimes previstos no artigo 2º da Lei 12.850/2013, artigos 171 e 297, ambos do Código Penal. Ele comunicou ainda, no ofício, que o vereador permanecerá custodiado na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes, estando à disposição do Juízo competente.

Durante a sessão plenária da última terça- feira (22) na Câmara de Vereadores, Gaturiano Cigano recebeu apoio de familiares, dos colegas de trabalho e afirmou, na tribuna, que estaria sofrendo “perseguição política”. Também disse que havia se apresentado de forma espontânea à Delegacia de Polícia, onde não havia, até o momento, nenhum mandado de prisão contra ele.

O vereador foi detido no final do tarde de quarta-feira (23) por determinação da Justiça Federal, que acatou pedido do Ministério Público e da Polícia Federal após desdobramento da Operação Errantes.

Segundo a assessoria jurídica de Gaturiano, até ontem a defesa afirma que não teve acesso a qualquer documento ou fundamento legal que tenha justificado a prisão, e que aguarda esse acesso para tomar as medidas legais cabíveis.

Aero, por sua vez, acompanha atentamente o desenrolar desse caso, mas já adiantou que tomará sua decisão respaldado pela Lei Orgânica e o Regimento Interno do Legislativo. Ou seja: se ficar comprovada alguma culpabilidade do vereador, certamente ele não passará incólume. É aguardar os próximos capítulos.

Oposição dividida

Em Araripina, no Sertão do Araripe, a pré-candidatura de Tião do Gesso a deputado estadual agora conta com o apoio de Pedro Campos, que será candidato a deputado federal. Além de Pedro, Tião ganhou também o apoio do médico Valmir Filho, que já foi vice-prefeito do município. De acordo com informações de bastidores, Tião e Valmir estão montando um novo grupo político na cidade com intuito de apresentar um projeto diferente.

Mais um passo

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (Agreste) e presidente do PSDB em Pernambuco, está buscando fortalecer o partido para as eleições em outubro. Ontem ela filiou o ex-prefeito de Itapissuma (Região Metropolitana), Clóvis Cavalcanti, e também importantes lideranças da cidade: os ex-vereadores Rubens Sestil, Pirro e Neto de Pirro, que irão compor a comissão provisória na cidade. O vereador Ju de Pirro também participou do encontro e anunciou apoio ao projeto do PSDB nas eleições de outubro.

Encontro petista

A Executiva Municipal do PT do Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana) realizou a primeira reunião da Frente Municipal em torno da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente da República. O encontro aconteceu na tarde de ontem no Centro das Mulheres do Cabo. Presidentes de partidos aliados, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas da cidade compareceram em peso.

Veja também

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas
INVESTIMENTO

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas

Gabriel Bacelar: Rosarinho, sinônimo de alto padrão
Folha Imóveis

Gabriel Bacelar: Rosarinho, sinônimo de alto padrão

Newsletter