Cumaru: Justiça barra candidatura de Eduardinho

Na disputa pela prefeitura de Cumaru, no Agreste Setentrional pernambucano, uma decisão da Justiça pode mudar o rumo das eleições na cidade. O juiz Altamir Cléreb de Vasconcelos rejeitou o pedido de registro de candidatura de Eduardinho Tabosa (PSD) à Prefeitura. O magistrado acabou atendendo às ações de impugnação acionadas pelo Ministério Público Eleitoral e pelas outras duas chapas que também disputam às eleições.  

O motivo? A rejeição das contas do ex-prefeito no exercício financeiro de 2014. “As condutas irregulares apontadas pelo TCE, com nota de má gestão financeira e não respeito a metas fiscais, que ensejaram a rejeição das contas do exercício 2014 do impugnado pela Câmara, assinalam atos passíveis de serem considerados como atos dolosos de improbidade dotados de irregularidade insanável, para fins de inelegibilidade”, sentenciou o juiz.

O que chamou a atenção dos eleitores na cidade foi o fato de que, o Tribunal Superior Eleitoral já tinha decidido por maioria de 5 votos a 2 que os políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa até outubro de 2012 poderiam disputar as eleições deste ano. A decisão tinha gerado uma grande expectativa no grupo do o ex-prefeito, de que ele conseguiria destravar na justiça a sua candidatura a prefeito da cidade. 

Eduardinho já tinha conseguido apoio do deputado federal André de Paula (PSD), que é presidente regional do PSD, mas até que haja uma mudança na decisão, a disputa segue entre a atual prefeita Mariana Medeiros do PP e sua própria vice-prefeita, que rompeu os laços políticos com a gestão e também se colocou como candidata, Nadjane Peixoto do Cidadania.

De olho nas obras > Três cidades do Sertão do São Francisco, receberam nessa segunda-feira (26), a visita do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), para uma vistoria de obras. Começando pelo Sistema de Esgotamento Sanitário de Petrolina, na Bacia do Jatobá, seguindo para Dormentes, onde inspecionam o Sistema Adutor Maria Tereza, e por último, a vistoria das obras da PE-635, que liga Dormentes ao município vizinho de Afrânio.

A parceria > Em Santa Cruz do Capibaribe, a campanha do candidato a prefeito Dida de Nan, do PSDB, recebeu nesse final de semana, a força do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Filho (DEM), que cumpriram agenda ao lado do atual prefeito Edson Vieira (PSDB).  

O delegado vai > A Justiça Eleitoral julgou improcedente o pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral que solicitou a impugnação de registro da candidatura ao cargo de prefeito de Cabrobó, de Elioenai Dias dos Santos Filho - Galego de Nanai – (Avante), e decidiu que ele está apto para concorrer à prefeitura.

Rejeitou > O candidato a prefeito de Passira pelo partido Podemos, Miguel Gomes de Freitas, teve sua candidatura rejeitada, por conta de diversos processos de improbidade administrativa. Ele, que foi gestor do município entre os anos de 2005 e 2012, foi considerado inapto por acumular contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. Ainda não foi anunciado se um novo candidato será anunciado pelo partido ou se a chapa será desfeita.

Veja também

Após dez anos fechado, Teatro do Parque volta a funcionar em 11 de dezembro
Cultura

Após dez anos fechado, Teatro do Parque volta a funcionar em 11 de dezembro

Pernambuco registra 781 casos da Covid-19 nas últimas 24h e 25 novas mortes
Coronavírus

Pernambuco registra 781 casos da Covid-19 nas últimas 24h e 25 novas mortes