Decisão da justiça pode unir adversários de uma vida em Caruaru

Após ser condenado na última quinta-feira (11) por improbidade administrativa, o deputado estadual, ex-prefeito de Caruaru e até então pré-candidato para voltar a prefeitura, Tony Gel (MDB) experimenta um momento delicado e inédito. 

O caso é antigo e tramita desde 2013, quando o Ministério Público de Pernambuco moveu ação civil contra Tony Gel por ter aumentado o próprio salário em 40% enquanto era prefeito em 2008. Agora o Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou o deputado em segunda instância e o tornou inelegível para as eleições municipais deste ano.

Aliado do governador, Tony construía sua trajetória como um dos principais nomes para disputar a prefeitura de Caruaru nas eleições deste ano. Com o revés, já há quem aposte em uma composição com o histórico adversário, José Queiroz.

Advogados, no entanto, garantem que houve um “equívoco” sobre a inelegibilidade de Tony Gel e que os atos cometidos por ele “tem amparo legal”, sendo assim não “há guarida para afirmar que alguém comete ato de improbidade administrativa”. Na nota divulgada, os advogados ainda destacaram que esta decisão compete a Justiça Eleitoral, e que qualquer informação sobre inelegibilidade é mera especulação, uma vez que o conteúdo da decisão judicial do TJPE ainda não foi publicado.

Os próximos dias serão de muita movimentação entre os partidos políticos e novas articulações e estratégias vão estar no jogo. Vamos ver se Tony Gel anda em faixa própria ou se abraça com Zé Queiroz.

Há quem aposte na aliança improvável em Tony Gel e Zé Queiroz.

Pegou mal - Em Inajá servidores do município reprovaram publicações do prefeito Adilson Timóteo (PR), em que afirma se preocupar com o bem-estar dos funcionários e que realiza os pagamentos em dia. Chateados, afirmaram que o prefeito gosta de “piada pronta”.

Guerra declarada - Em Petrolândia a prefeita Jane Souza (PSB) e o pré-candidato pelo PT, João Lopes declaram guerra após Jane acusar o médico de ocupar ilegalmente uma área do município em que a Codevasf precisa passar para realizar o saneamento. João garante que está dentro da lei e acusa Jane de perseguição. Enquanto a prefeita rebate e o acusa de “tentar confundir as pessoas”. 

Situação complicada - Em Pesqueira o comércio não será reaberto nesta segunda-feira 15, como em várias regiões do Estado. A preocupação da prefeitura é pelo baixo índice de isolamento na cidade, abaixo de 35% da média estadual.

Reabertura rígida - Prefeitura de Serra Talhada promete “volta rígida” do comércio nesta segunda-feira (15). Os comerciantes devem assinar o protocolo de reabertura confirmando seguir todas as medidas de segurança adotadas pelo município, incluindo a redução de crianças nas ruas.

Indignado - O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes (PTB), precisou se justificar ao ver se espalhando pelos grupos de WhatsApp da cidade a notícia de que estaria inelegível por ter as contas rejeitadas, ficando assim fora das eleições municipais deste ano. O prefeito se pronunciou, garantiu ser ficha limpa, se disse indignado e vítima de Fake News.

Oposição unida - Em Orocó todos os pré-candidatos a prefeito que fazem oposição ao atual, George Gueber (PT), decidiram se unir para lançar candidatura única. A jornada deve contar com o apoio de 6 dos 7 ex prefeitos: Sebastião Rufino, Sérgio Clementino, Lourinho Granja, Bosco Bione, Didi Amando e Heitor Menezes.

Veja também

Estudo mostra que mais de 50% dos casos de doping olímpicos vêm do atletismo
Jogos Olímpicos

Estudo mostra que mais de 50% dos casos de doping olímpicos vêm do atletismo

Rômulo Saraiva lança livro sobre fraudes na Previdência Complementar
Lançamento

Rômulo Saraiva lança livro sobre fraudes na Previdência Complementar