Eleições 2022 já estão no retrovisor de lideranças políticas sertanejas

Este ano não é de eleições, mas os protagonistas de 2022 já começam a se mobilizar em Pernambuco. E não são apenas os que estão de olho no Palácio do Campo das Princesas. Duas lideranças sertanejas estão correndo trecho pelas suas bases em todo o Estado.

Com fôlego de garoto, Gonzaga Patriota retomou com força sua agenda de compromissos no último final de semana. Começou por Petrolina, onde conversou sobre a liberação de novas emendas com o prefeito Miguel Coelho (MDB), se adversário político. E não ficou só aí.

O socialista seguiu para Lagoa Grande, onde participou da entregue de tratores agrícolas para associações de pequenos produtores rurais. Em seguida o deputado partiu para uma verdadeira maratona, percorrendo 10 municípios – entre Sertão e Agreste. 

Quem não fica atrás é o também deputado federal Fernando Filho (DEM). Do Litoral ao Sertão, o democrata vem realizando audiências com vários prefeitos aliados, sobretudo os eleitos e reeleitos no última dia 15 de novembro de 2020. São muitas demandas que ele pretende correr atrás esse ano, para se articular com força no momento certo no intuito de renovar seu mandato.

Nesse contexto também está a deputada estadual Dulci Amorim e o esposo dela, Odacy Amorim (ambos do PT). O casal recebeu na última semana a visita de uma aliada, a prefeita de Dormentes Josimara Cavalcanti (PSB). A socialista afirmou que a visita serviu “para matar saudades de uma grande amiga”. Mas, claro, a conversa girou em torno de projetos não apenas administrativos, como políticos. 

As próximas eleições prometem um cenário ainda mais acirrado do que foram em 2018, e correr na frente é essencial para colher os louros desse trabalho.   

Com Gilson Machado<Presidente da Amupe, José Patriota se reuniu com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em Brasília. Na pauta do encontro, ações que visam a impulsionar o segmento nos municípios pernambucanos. Gilson Machado está confirmado na próxima assembleia de prefeitos da Amupe, a ser realizada por videoconferência, às 9h, na próxima quinta-feira (28).

É pra cumprir<O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Afrânio, Sertão do São Francisco, está alertando tanto a prefeitura local como à da vizinha cidade, Dormentes, a cumprir rigorosamente o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Nos documentos, a promotora Clarissa Dantas Bastos faz uma série de recomendações nesse sentido, que podem virar caso de polícia e de justiça se não forem obedecidas.   

Baita desafio<Em Riacho das Almas, Agreste do Estado, o atual vice-prefeito Getúlio Cardoso (PSD) já está ciente do tamanho do desafio que a administração enfrentará pelos próximos quatro anos. Durante entrevista à imprensa local, ele falou sobre o sucateamento da máquina pública deixado pela gestão passada, anunciou que o Hospital Municipal precisará passar por uma reforma e revelou a conquista de mais de R$ 4 milhões de recursos para cidade. Cardoso destacou que esses primeiros dias foram para estudar a real situação financeira da cidade, junto com o prefeito Dió Filho (Republicanos).

Coniape<O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) realizou uma reunião por videoconferência para deliberar sobre a eleição para o próximo biênio, bem como a alteração na resolução consorcial que versa sobre o rateio administrativo para os consorciados. O encontro serviu ainda para marcar o ingresso de mais um município: Ibirajuba.

 

Veja também

STF concede domiciliar a empresário preso em operação contra Crivella
Justiça

STF concede domiciliar a empresário preso em operação contra Crivella

Thaís critica postura de Fiuk: ‘Ele acha que eu vou me apaixonar por ele? Só quero beijar’
BBB 21

Thaís critica postura de Fiuk: ‘Ele acha que eu vou me apaixonar por ele? Só quero beijar’