Em Salgueiro, Câmara afasta vereador por quebra de decoro

A política está fervendo em Salgueiro, no Sertão Central. É que a Câmara de Vereadores da cidade acatou, por um placar de 8 votos a 6, a denúncia feita pelo vereador Agaeudes Sampaio contra o colega Bruno Marreca por quebra de decoro parlamentar. Pela mesma quantidade de voto, a Casa decidiu suspender o parlamentar por 60 dias enquanto uma comissão irá analisar o processo.

Agaeudes afirma que sofreu calúnia na sessão ordinária da última semana, quando Bruno disse que ele havia deixado um débito de R$ 1 milhão na Fachusc em dezembro de 2020. Em sua defesa, o vereador disse que se desincompatibilizou da AEDS/Fachusc em abril daquele ano, por isso, não era ordenador de despesas da faculdade no final do ano. Disse ainda que a fala causou danos emocionais em sua família, maculando sua imagem perante à sociedade salgueirense.

Após muita celeuma sobre quem iria compor a comissão que irá analisar o caso, criou-se, por meio de sorteio, uma equipe que irá decidir se haverá o pedido de cassação do mandato do vereador no plenário. Para isso, serão necessários dois terços dos votos.

Em Salgueiro, o vereador Emmanuel Sampaio (DEM) já teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) após uma série de acusações constatadas contra ele. Emmanuel foi investigado por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral – pagamento de vantagem indevida, ainda que de pequena monta, a eleitores, no pleito municipal de 2020, conforme provas colhidas pela Polícia Federal.

Comemorando
O prefeito Alvinho Porto, de Quipapá comemorou os 121 anos de emancipação política da cidade ao lado do deputado federal André Ferreira (PSC), que destinou R$ 500 mil para a saúde do município e, também equipamentos para obras. O deputado está correndo para ampliar suas bases eleitorais.

Suspendeu
O prefeito de Gravatá, padre Joselito (PSB), resolver suspender as aulas presenciais das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino. A medida foi aplicada para conter o avanço do coronavírus. As aulas remotas vão continuar. A medida foi tomada depois da do Governo de Pernambuco para a 2ª Macrorregião de Saúde, que inclui a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. 

Assumiu
Com um olho na administração e outro na política, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), acaba de assumir a vice-presidência regional do Semiárido da Frente Nacional de Prefeitos. Em reunião on-line a prefeita aproveitou para debater temas como pandemia, financiamento, mobilidade urbana, financiamento da saúde e alternativas para recuperação econômica e geração de emprego e renda.

Secretário sabatinado
Depois da confusão se era convite ou convocação, o secretário de Educação de Caruaru, João Paulo Derocy, foi finalmente à Câmara de Vereadores. A primeira chamada foi para o dia 6 de maio, mas alegou problemas na agenda e remarcou. Foram muitas críticas na cidade toda reclamando da ausência. A sabatina foi sobre entregas com atraso do cartão merenda, possibilidade da volta às aulas, vacinação dos professores, má estrutura das escolas e baixos salários pagos aos professores contratados.

Veja também

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota
Futebol

Louzer elogia Betinho e lamenta “distância” entre setores em derrota

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson
Futebol

Atlético-MG perde para o Ceará em noite de falhas de Everson