Em Serrita, prefeito protagoniza polêmica ao ‘comprar briga’ contra exonerados

Uma polêmica das grandes em Serrita (PE), Sertão Central, tem como protagonista o atual prefeito Aleudo Benedito (MDB). Mesmo após o Ministério Público (MP) ter recomendado, e o juizado da comarca local e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado terem determinado o retorno dos servidores concursados, exonerados pelo gestor em seu primeiro ato administrativo, quando assumiu o município em 2021, Aleudo não se deu por satisfeito.

Ele recorreu ao próprio TJPE, que decidiu pela ilegalidade do Decreto nº 04/2021. Para isso, o prefeito contratou por R$ 192 mil um escritório de advocacia no Recife para tentar reverter a decisão judicial. 

A questão, no entanto, é que é pouco provável que Aleudo obtenha sucesso em sua ação. Ou seja: serão quase R$ 200 mil dos contribuintes de Serrita jogados pela janela, se perder o caso.  
O prefeito tinha um prazo de até 10 dias para reintegrar os servidores no quadro municipal, que foi encerrado na última sexta-feira (21). Agora, poderá ser punido com multa diária e responder por crime de desobediência.

Abastecimento
O deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) comemorou a intervenção hídrica que beneficiará os municípios de Serra Talhada, Triunfo e Calumbi, no Sertão do Pajeú.  Na última semana, foi publicado no Diário Oficial do Estado o aviso de licitação para contratação da empresa que será responsável pelos serviços de ampliação da capacidade de tratamento de água do sistema de abastecimento da região. 

Cassado
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o diploma do vereador de Jaboatão dos Guararapes, Eduardo Gomes do Nascimento, conhecido como Didinho (Republicanos). De acordo com o TRE-PE, Didinho cometeu abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020. Ele ficará inelegível por oito anos, conforme determinado pela legislação. 

Assume o lugar 
Com a ausência do prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), o vice, Dr. Gabriel Neto (Avante) assume a prefeitura por 14 dias. Labanca está de férias e Gabriel afirmou que continuará cumprindo a agenda de trabalhos da prefeitura. 

Conferir de perto
O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) e o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) visitaram o Hospital Regional Fernando Bezerra de Ouricuri, no Sertão do Araripe. Os deputados conheceram as instalações e verificaram a aplicação das emendas parlamentares enviadas para o hospital.  

Escolha
O pré-candidato do PSOL ao Governo de Pernambuco será João Arnaldo. A escolha foi feita no último sábado (22) durante a Conferência Eleitoral, que optou por 73% dos votos o nome de João para a disputa, e de Eugênia Lima para o senado federal. Esta última foi indicada por unanimidade.

Preferências
A prefeita de Surubim, no Alto Capibaribe, Ana Célia de Farias (PSB), defendeu o nome do seu colega de partido, o deputado federal Danilo Cabral para a disputa ao governo do Estado. Ana Célia ressaltou que o deputado está preparado para as eleições e tem demonstrado competência por onde passa. Disse também que Danilo é um defensor dos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família.

Veja também

Brasil x Japão: Seleção Feminina de Vôlei busca 4ª final na Liga das Nações
Vôlei

Brasil x Japão: Seleção Feminina de Vôlei busca 4ª final na Liga das Nações

Chuvas: RMR e Zona da Mata devem receber chuvas com intensidade moderada até o domingo  (23)
Chuva

Chuvas: RMR e Zona da Mata devem receber chuvas com intensidade moderada até o domingo (23)

Newsletter