Evilásio Mateus se consolida como o substituto de Pimentel em Araripina

Se as eleições presidenciais são responsáveis por puxar o debate, e até a eleição para governador ainda não esquentou, eleição de prefeito, então, ninguém, fala, certo? Errado. Em todos os municípios, o próximo pleito começa depois da posse. Com o tempo só vai aumentando a temperatura.

Em Araripina, Sertão do Araripe, até as pedras da praça da igreja já sabem que o atual vice-prefeito, Evilásio Mateus (UB), será o escolhido pelo prefeito Raimundo Pimentel (UB) como o seu sucessor.

“Quero dizer que estou pronto e preparado, mas tenho a humildade de dizer que vamos tratar de (20)24 em 24, sob a liderança do nosso prefeito Raimundo Pimentel, que vai ser naturalmente e com muita justiça, o condutor desse processo. O momento agora é de ajudar na gestão municipal e ajudar Drª Socorro a voltar à Alepe. A gente não pode se inquietar e antecipar as coisas. Eu trato com muito carinho as pessoas que me colocam nessa posição, que já me tacham prevendo o futuro, abraço, cheiro, sei que é bom pro nosso ego, mas Evilásio Mateus só fala de 24 em 24, na hora que o prefeito Pimentel der o play na sua sucessão”, pontuou ele ao radialista Roberto Gonçalves.

Por enquanto Evilásio segue puxando com força os mesmos deputados do prefeito: Fernando Filho (UB) para federal e a ex-deputada Socorro Pimentel (sua esposa), que luta para tentar voltar à Assembleia.

Alinhado

O presidente estadual do PSD, André de Paula, tem buscado alinhar forças na caminhada ao lado de Marília Arraes (SD). Ela, como pré-candidata ao governo do Estado e ele ao Senado. Para isso, iniciou um projeto de lives nas redes sociais para apresentar seus projetos e reafirmar seu compromisso com o projeto nacional do ex-presidente Lula (PT).

Reality show

Tem dado o que falar o reality show do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) nas redes sociais. Intitulado ‘Bora nessa com Rodrigo’, o parlamentar já percorreu Floresta, Serra Talhada, Serrita e Santa Cruz da Baixa Verde com cinco pessoas, selecionadas para acompanhar sua rotina. Ele tem feito propaganda da ação e diz ser uma “imersão na experiência de um parlamentar”. Já se comenta que o êxito de Novaes nas urnas, este ano, não apenas é praticamente certo, como pode superar as expectativas dele. É aguardar.

Mais mulheres

Além de serem a maioria no eleitorado, com 54% de participação, as mulheres são essenciais para a realização da votação por representarem a ampla maioria em uma função fundamental nas eleições: a de mesário. Em Pernambuco, essa distribuição segue o padrão nacional nas últimas duas eleições. Nas municipais de 2020, 73.871 mesários atuaram na votação e elas representaram 65% do total (48.118), ante 35% de homens (25.752). Nas eleições gerais de 2018, o Estado contou com 90.324 mesários, sendo 66% mulheres (59.439) e 34% homens (30.881).

Mais apoios

No Sertão do Araripe, a ex-deputada estadual Socorro Pimentel, esposa do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, ambos do União Brasil, tem corrido trecho em busca de apoios para conseguir voltar à Alepe. Nesta semana recebeu apoios de vereadores e do ex-prefeito de Bodocó, Túlio Alves.

Veja também

Ministro: teto do ICMS pode ser revisto se estados perderem receita
Imposto

Ministro: teto do ICMS pode ser revisto se estados perderem receita

Eleições 2022: restam 2 dias de prazo para solicitar voto em trânsito
Eleições 2022

Eleições 2022: restam 2 dias de prazo para solicitar voto em trânsito