Ex-prefeito de Araçoiaba no banco dos réus

O ex-prefeito da cidade de Araçoiaba, Severino Alexandre, passa por dias ruis. Ele acaba de ser condenador depois que o Ministério Público Federal em Pernambuco conseguiu, na Justiça Federal, sua condenação junto a de Márcio Fernandes Marcolino, ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação do município, por irregularidades na aplicação de recursos federais recebidos do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). O caso é de responsabilidade da procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes.

Paralelamente, a Justiça decretou a indisponibilidade dos bens de Severino Alexandre Sobrinho e Márcio Fernandes Marcolino, até a quantia de R$ 715 mil e o prejuízo aos cofres públicos teria sido de mais de R$ 240 mil, em valores de 2016.

O ex-prefeito respondeu por 36 ações de improbidade, sendo seis na esfera federal e 30 na estadual, bem como por cinco ações penais na Justiça Federal e oito na Justiça Estadual e foi afastado três vezes entre 2005 e 2012, em decorrência de ilícitos praticados durante sua gestão, já tendo sido condenado em seis processos na esfera federal. 

Um drama que se repete > A região do Pajeú continua a sofrer com a falta d’água. Essa é a maior cobrança que sofrem os políticos locais. Para piorar foi detectado um grande vazamento na Adutora do Pajeú, próximo ao município de Flores. Enquanto isso, o fornecimento de água ficou suspenso nos municípios de Quixaba e Carnaíba.

Duque x Duque > O atual diretor da Ciretran em Serra Talhada, João Duque Filho, o Duquinho, afirmou que pode se lançar a deputado estadual nas eleições do ano que vem. O detalhe é que o ex-prefeito, seu irmão, Luciano Duque (PT), já colocou o bloco na rua, faz tempo, com as mesmas pretensões, inclusive visitando várias cidades próximas, aumentando a aproximação. Ele culpou as possíveis questões partidárias para a decisão.

O adeus ao prefeito > Faleceu na última segunda-feira (19), Cláudio Rocha Filho, ex-prefeito de Ipubi, no Sertão de Pernambuco. Ele apresentava problemas renais crônicos e morreu vítima de infarto. Cláudio Rocha governou Ipubi por dois mandatos, entre os anos de 1989 a 1992, e de 1996 ao ano 2000. O prefeito do município, Chico Siqueira, decretou luto oficial de três dias.

Lossio e o asfalto > O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, voltou a cena. Disse que está focado nas questões da medicina e de sua clínica oftalmológica. Afirmou que o seu filho, Julinho, que disputou as últimas eleições de Petrolina, é quem está na correria política. “Me considero jovem ainda, mas no momento sou torcedor e eleitor”, disse ele. Mas não deixou de dar sua opinião quanto a administração atual: “O governo continua pecando na questão social, na educação também. Tivemos uma queda em relação aos demais municípios e a cidade perdeu no ranking relativo estadual. O prefeito gosta é de asfalto”, criticou.

Pressão na vereadora > O Ministério Público de Pernambuco abriu processo contra o mandato da vereadora Lindineide Bezerra (PSB), a Tátai em Bezerros. Segundo o MP, a vereadora não teria se desvinculado dentro do prazo legal para candidatura em 2020, segundo o processo. A vereadora teria trabalhado, em regime de contratação, como técnica de enfermagem na maternidade da cidade e recebido salário normalmente durante o período da campanha política.

Veja também

Tirar a máscara ou mantê-la? A confusão reina nos Estados Unidos
Polêmica

Tirar a máscara ou mantê-la? A confusão reina nos Estados Unidos

Guedes reafirma interesse em aprofundar parceria comercial com EUA
Relações Internacionais

Guedes reafirma interesse em aprofundar parceria comercial com EUA