Ex-reitor é uma das apostas do PT para as eleições em Petrolina

Cogitado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como possível candidato da oposição nas eleições municipais em Petrolina (Sertão do São Francisco), Julianeli Toletino afirmou que está à disposição da legenda, mas que respeitará quaisquer decisões tomadas pelo grupo.

A declaração foi feita em entrevista nesta quarta-feira (7), no Programa Opinião, da Grande Rio AM. Julianeli é ex-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e hoje é superintendente do Hospital Universitário.

Além dele, estão cogitados a representar a legenda o vereador Gilmar Santos e o já conhecido candidato, Odacy Amorim. “Eu sou muito leal e obediente, então vamos aguardar a decisão do partido, a decisão do presidente Lula, dos diretórios municipal ou estadual. Nós enquanto membros do PT temos é lutar para que tenhamos êxito nas eleições”, disse.

Apesar da posição de destaque, o diretor do HU afirma que está filiado ao PT há pouco tempo, sendo esta a primeira vez que integra um partido político.

“Sempre me associaram por ter uma filosofia muito semelhante a do partido e por meu pai ter sido integrante no início da década de 80, mas eu me filiei agora”, explica. Questionado sobre a sua avaliação acerca da atual gestão municipal, ele afirma que reconhece os avanços dos últimos anos, mas que acredita que há pontos que precisam de mais atenção do poder público. “Nós não podemos colocar aqui cortinas de fumaça para esconder os desafios que nós temos para região”, conclui.

Fora da disputa

Em entrevista a uma rádio pernambucana nesta terça-feira (6), Allan Carneiro reiterou a decisão de não disputar as próximas eleições em Santa Cruz do Capibaribe (Agreste). Apesar das expectativas sobre o um retorno do político à corrida eleitoral, Allan já havia divulgado uma carta no ano passado esclarecendo a sua intenção de se afastar. Rumores apontam que, em seu lugar, o grupo político ao qual faz parte cogita pleitear o vereador Capilé da Palestina como candidato à Prefeitura do município.

Alianças

A posse de Ismênio Bezerra como titular da Secretaria de Criança e Juventude foi oficializada nesta terça-feira (6), embora os diálogos entre ele e a governadora Raquel Lyra já ocorressem nos bastidores, tendo iniciado durante uma visita dela a Brasília no ano passado. Apesar de ser indicado pelo ministro Carlos Lupi e não ter experiência direta em Pernambuco, Ismênio não é desconhecido para a gestora estadual, como evidenciado por uma foto de agosto de 2023 em que ele se refere a Raquel Lyra como “querida amiga”.

Mudança de base

Bosco Silva agora é oficialmente pré-candidato à Prefeitura de Camaragibe (Grande Recife) pelo Partido Social Democrático (PSD). O ato ocorreu na sede do diretório estadual da legenda, com a ficha abonada pelo presidente do PSD em Pernambuco, o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula. Em um vídeo nas redes sociais, o ministro elogiou Bosco, que é ex-vice-prefeito do município, destacando sua trajetória política e administrativa. A entrada de Bosco no PSD fortalece sua pré-candidatura, visto o apoio do partido a nível estadual e nacional, além de compor a base aliada da governadora Raquel Lyra (PSDB). Bosco é visto como uma forte alternativa, comprometido em promover mudanças positivas em Camaragibe.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

BBB 24: Davi, Michel, e Alane estão no paredão; eliminação é na próxima terça (5)
BBB 24

BBB 24: Davi, Michel, e Alane estão no paredão; eliminação é na próxima terça (5)