Garanhuns se prepara para eleições acirradas

Em Garanhuns, no Agreste, a disputa eleitoral deste ano promete ser uma das mais acirradas da história. Isso porque os nomes que vêm se apresentando para o pleito são de grandes adversários. E históricos.

O atual prefeito, Izaías Régis Neto (PTB) diz tem grande aprovação e aposta todas as fichas em Dr. Silvino Duarte, que já foi vereador, vice-prefeito e prefeito da cidade, para assumir seu lugar a partir de 2020. O prefeito diz ainda que tem apoio de lideranças locais, nove vereadores e de um amigo das antigas, o ex-senador Armando Monteiro (PTB), que tem uma história de parceria e amizade com Izaías Régis.

O prefeito vem tecendo, ao longo dos meses, duras críticas ao candidato da oposição e líder do Partido Socialista Brasileiro no Estado, Silvado Albino, chamando sua base política de “fraca e perdida” além de ironizar a falta de recursos.

Pela terceira via surge o que vem sendo chamado de “Aliança Democrática por Garanhuns”, coligação composta, em sua maioria, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, articulada por Thiago Paes, ex-candidato a deputado estadual. Segundo ele, o grupo tem mais de 50 pré-candidatos que irão tentar dar um fim ao tempo de Izaías Régis.

Garanhuns vai começar a assistir um debate que promete pegar fogo. Uma batalha que já começou.

 

Não bateu > Estudos da Fundação Joaquin Nabuco (Fundaj) revelaram que Manari seria a única cidade do Sertão de Pernambuco a não registrar casos de Covid-19. Contudo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que Mirandiba é até agora o único município que não apresentou casos de Covid-19. Mas os que as 2 pesquisas concordaram foi que o vírus se espalhou com força pelo Estado em apenas 103 dias.

Gestores intimados > O Tribunal de Contas de Pernambuco intimou 222 prefeituras e órgãos públicos para que encaminhem em até 30 dias prestações de contas sobre pessoal. A maioria das gestões está inadimplente desde 2016.

Reprovado > Em Tabira, no Pajeú, o prefeito Sebastião Dias Filho (PTB) amargou várias derrotas após apreciação das contas de 2014 do município, pelo TCE. Teve falta de investimento mínimo na educação, descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, ausência de transparência e ausência do Plano Municipal de Saneamento Básico.

São Joaquim do Monte > O prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) anunciou o Dr. Abrantes como o seu pré-candidato que irá apoiar para concorrer ao cargo de prefeito para os próximos 4 anos. Segundo o prefeito, um médico seria a melhor opção para o município devido a pandemia.  

Procuradoria contra procurador > Em Goiana, a prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, encaminhou reclamação disciplinar contra o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros ao corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A prefeitura disse que o procurador “extrapola os limites de sua competência”.

Desafetos > Em Arcoverde a vereadora e presidente da Câmara, Célia Galindo, não decidiu quem irá apoiar para prefeito ou prefeita da cidade, mas garantiu com quem não irá se juntar, o delegado Israel Rubis, desafeto antigo, por conta de uma investigação envolvendo seu filho e sua gestão frente à Câmara.

 

Veja também

Agências americanas recomendam "pausa" no uso da vacina da Johnson por temor de coágulos
Vacinação

Agências americanas recomendam "pausa" no uso da vacina da Johnson por temor de coágulos

Dadá Boladão quer espalhar brega funk pela Europa
Música

Dadá Boladão quer espalhar brega funk pela Europa