A-A+

Itacuruba no centro das discussões de usina nuclear

Hoje é um dia especial para Itacuruba, cidade ribeirinha no sertão de Pernambuco. O projeto da construção da uma usina nuclear será debatido através de um requerimento do senador Humberto Costa (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Itacuruba foi apontada como possível sítio de uma central nuclear, através de estudo da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, face à baixa densidade populacional e à proximidade do Rio São Francisco. As águas são vitais para resfriar os reatores.

Mas nem tudo caminha tranquilo e muita gente se opõe ao projeto afirmando que comunidades indígenas e quilombolas ficarão sem espaço, ou expostas. Além disso essa usina poderia trazer possíveis danos ambientais.

A Procuradoria-Geral da República já havia ajuizado, no Supremo Tribunal Federal, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra um artigo da Constituição do Estado de Pernambuco, que impede a instalação de usinas nucleares no território estadual.

Atraindo aliados > A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), moveu mais uma peça em seu xadrez eleitoral. Ela tenta atrair o deputado Romero Sales (PTB). E, quem sabe, a deputada Priscila Krause (DEM). A guerra é com sangue.

A adutora e o presidente > A comunidade de Jutaí, Zona Rural de Santa Maria da Boa Vista, vai organizar uma caravana para tentar falar com o presidente Bolsonaro, que vai até Petrolina. O movimento, denominado ‘Sou Jutaí’, quer o andamento do projeto executivo da Adutora de Jutaí, que estaria pronto na Codevasf esperando para sair do papel.

A Delta chegou ao Interior > Os gestores do Sertão estão preocupados. Petrolina confirmou a circulação da variante Delta da Covid-19 em quatro pessoas no município e a prefeitura já iniciou a investigação da rede de contatos dos pacientes. O sequenciamento genômico das amostras de RT-PCR foram coletados durante o mês de agosto. Todos os casos já estão em cura clínica e registrados como casos leves.

Igual a meu pai > O deputado Eriberto Medeiros está na estrada de mãos dadas com o seu filho, vereador do Recife Eriberto Rafael. Os dois foram até Abreu e Lima acompanhar o anúncio das obras de recuperação da PE-018, ao lado do governador Paulo Câmara, que assinou ordem de serviço para início das obras e implantação do Sistema Produtor de Arataca II que vai levar água para Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda.

Apoios > Pré-candidata a deputada estadual, Socorro Pimentel tenta voltar à Alepe. Ela está montando uma base de apoios para enfrentar a batalha. Acaba de receber apoios no município de Trindade, sertão do Araripe. Os vereadores Serra Branca (presidente da Câmara Municipal), Lambu, Leomar, Nenem Mariano, Allan Galdino, Havana e Cacilda confirmaram que vão marchar ao seu lado.

Suspendeu > O Ministério do Desenvolvimento Regional suspenderá temporariamente o bombeamento do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O motivo deve-se a serviços de manutenção. A previsão de retomada da operação é no dia 27 de setembro. Serão realizados reparos no reservatório de pequeno porte, responsável por receber água do São Francisco após o bombeamento. A estrutura faz o bombeamento da água por 17 quilômetros de canais, enchendo os reservatórios Mandantes e Braúnas, em Pernambuco. Tem prefeito chiando com a notícia.

Veja também

Uso de fluvoxamina reduz hospitalizações por Covid, aponta estudo
Coronavírus

Uso de fluvoxamina reduz hospitalizações por Covid, aponta estudo

Câmara aprova projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer
Câmara dos Deputados

Câmara aprova projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer