Justiça de Pernambuco aperta prefeituras sobre medidas contra Covid-19 e Influenza

Mais sete Promotorias de Justiça alertaram as prefeituras de Pernambuco sobre as medidas contra contágio de Covid-19 e Influenza. Os municípios que receberam a recomendação foram Serrita e Cedro, no Sertão Central; Cabrobó e Petrolina, no Sertão do São Francisco; Serra Talhada, no Pajeú; Jurema, no Agreste e Pesqueira, no Vale do Ipojuca.

Em pleno ano eleitoral, o vírus não está para brincadeira. Os prefeitos precisarão intensificar os esforços para conter o avanço da Covid-19 e Influenza no Estado. A Justiça recomendou a adoção de medidas que ampliem a rede de assistência local nos critérios definidos pela Gerência de Saúde (Geres) de cada cidade. Promover o reforço na vacinação e fiscalizar a adoção de medidas sanitárias pela população também estão entre as orientações.

Assim, é preciso que o prefeito e o secretário de Saúde de cada município retomem a execução do Plano de Contingência Municipal, com providências voltadas à atenção integral das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e Influenza, que necessitem de acolhimento em unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade, de âmbito local ou regional, reativando o funcionamento dos leitos de retaguarda, enfermarias, abrigos temporários, espaços de proteção social, hospitais de campanha e leitos de assistência crítica.

É preciso ainda que sejam mantidas em pleno funcionamento a atenção primária, as unidades de pronto atendimento, policlínicas e hospitais, procedendo, quando necessário, com o internamento dos casos de síndrome gripal, priorizando pacientes com maior condição de vulnerabilidade, bem como realizando o primeiro atendimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave, com contato subsequente com a central de leitos do Estado.

Entrega de carros

O deputado federal Fernando Filho (DEM) esteve ontem em Casinhas, no Alto Capibaribe, ao lado da prefeita Juliana de Chaparral e do ex-prefeito de Orobó e pré-candidato a deputado estadual, Cléber Chaparral (PSD), para a entrega da nova frota de veículos oficiais do município. São quatro carros pequenos e três vans que serão usadas no transporte escolar.

Caruaru de luto 

A ex-primeira dama de Caruaru, no Agreste, Leuraci Vidal Bezerra Rodrigues, faleceu na madrugada da última quarta-feira (12) aos 82 anos de idade. Leuraci era esposa do ex-prefeito Anastácio Rodrigues, que esteve à frente da prefeitura entre os anos de 1969 e 1973. Dona Leuraci era professora aposentada e viveu uma vida discreta ao lado do marido, com quem teve duas filhas.

Novo hospital

Toritama, no Alto Capibaribe, terá um novo hospital. O prefeito Edilson Tavares (MDB) recebeu essa semana, dos empresários Neves Neto e Genilson Gonçalo, a doação de um terreno onde será construído o novo Hospital Municipal de Toritama. O local possui quase 8 mil metros quadrados e ficará localizado no loteamento Antonio Apolinário, próximo ao fórum da cidade.

Repúdio

O vereador Marcos de Neuma (DEM), de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, repudiou especulações recentes envolvendo o seu nome. Segundo ele, “a informação é inverídica” a respeito da sua possível candidatura à presidência da Câmara Municipal.  Marcos declarou que é vereador da base de governo e seguirá no posto. Ainda afirmou que nunca cogitou a possibilidade de disputar a mesa diretora.

Veja também

Publicidade Legal - 19 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Publicidade Legal - 19 de Janeiro de 2022 - Editais e balanços

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no PeruDanos ambientais

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no Peru