Mais um baque: TCE rejeita contas de Alexandre Arraes em Araripina

O ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), passa por mais um revés. Ele teve suas contas de governo, referentes ao ano de 2015, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O processo atestou a ausência de recolhimentos para o Regime Próprio de Previdência Privada (RPPS) e para o Regime Geral de Previdência Privada (RGPS), totalizando um prejuízo de R$ 5.356.886,39 aos cofres do município. 

O conselheiro Marcos Loreto, relator do processo, votou pela rejeição e foi acompanhado em unanimidade pelos conselheiros Carlos Porto, Teresa Duere, Valdecir Pascoal, Ranilson Ramos e Carlos Neves. Também existem outros dois pareceres recomendando a rejeição das contas dos anos de 2014 e 2016. Com a decisão do TCE, a Câmara de Vereadores de Araripina receberá o parecer favorável pela rejeição das contas do ex-prefeito Alexandre Arraes referentes ao ano de 2015.

Enquanto isso, o grupo da situação comemora. Na última eleição Alexandre e sua esposa, a deputada estadual Roberta Arraes (PP), apoiaram o candidato Tião do Gesso (Solidariedade) que perdeu a eleição para Raimundo Pimentel (PSL), que se reelegeu.

Adequações > Os prefeitos pernambucanos agora correm para a adequação depois que o Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas elaborarem uma recomendação conjunta com orientações aos gestores sobre o retorno seguro das aulas presenciais nas escolas públicas do ensino infantil e fundamental, suspensas desde o ano passado por conta da Covid-19 em Pernambuco. A recomendação estabelece aos 184 municípios do Estado a elaboração de um Protocolo Sanitário Setorial estabelecendo as diretrizes para a aplicação de medidas preventivas e de enfrentamento à pandemia.

Culpou a estrada > O prefeito de Brejinho, Gilson Bento (republicanos), culpou a falta de sinalização na nova PE 275, a curva acentuada onde ocorreu o acidente e as fortes chuvas determinaram o tombamento do ônibus com pacientes do TFD, de sua cidade, na tarde desse domingo (18). O prefeito reforçou que não existe nenhuma sinalização, faixa central ou lateral. Ele acredita ainda que o piche novo e a inclinação da curva podem ter contribuído para que o acidente acontecesse.

Para os artistas, nada > O departamento jurídico da Câmara Municipal de Caruaru emitiu um parecer rejeitando um pedido do vereador Lula Torres (PSDB), que pedia a criação de um auxílio emergencial para os artistas da cidade. Lula queria que a verba para o auxílio fosse retirada de uma reserva para a construção da nova sede do Poder Legislativo. Os advogados dizem ser impossível e que a matéria é inconstitucional.

A vez dos “Boca Preta” > A candidata a prefeita de Agrestina, nas últimas eleições, Carmem Miriam (PSB), passou o comando da oposição na cidade para o atual presidente da câmara de vereadores, Paulo Sargento (PDT). Carmem, que recebeu 6.645 de votos no município. O grupo “Boca Preta” vai para cima com tudo e quer o protagonismo político já nas próximas eleições.

De prefeito a secretario > Em Pesqueira, no Agreste, uma reforma administrativa pode estar em curso. O Cacique Marcos Luidson, o Cacique Marquinhos, que ganhou a eleição, mas não assumiu, por impedimento legal, pode assumir a Secretaria de Governo e Planejamento. Paulo Campos, o vice do Cacique Marquinhos assumiria uma Assessoria Especial.

Veja também

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter