Ministro anuncia ampliação da área irrigada de Petrolina

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve nessa segunda-feira (22) em Petrolina, revelou com exclusividade a este colunista que o governo federal quer liberar recursos, ainda este ano, para ampliar os projetos irrigados, começando pelo Pontal. Ele afirmou que as negociações vêm sendo feitas junto à bancada pernambucana, liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

“Nossa ideia é tratarmos desse tema nos próximos 60 dias para conseguirmos colocar isso (os recursos) no nosso orçamento e licitarmos ainda este ano ou, no mais tardar, no próximo ano”, frisou Marinho, em entrevista.

O ministro destacou que entre os vários compromissos que teve na cidade, estava o de conhecer a agricultura irrigada. E foi o que ele fez ao visitar algumas fazendas de Petrolina. Marinho, esteve pela primeira vez na cidade sertaneja e se disse impressionado com a pujança da principal cidade do sertão.

O Vale do São Francisco é uma área que recebe investimentos em irrigação desde 1970 por ser um importante produtor de frutas e hortaliças, se tornando, nos últimos anos, o maior exportador de frutas do Brasil. Sua produção é exportada através do aeroporto internacional de Petrolina e do porto de Suape, ambos em Pernambuco. Todas as semanas saem diversos voos direto para a Europa, em aviões cargueiros com produtos que abastecem o velho mundo.

 

Sem consenso > Em Tabira membros do PSB não entram em acordo para apoiar o mesmo candidato depois de articulação liderada pelo Deputado Carlos Veras, do PT, para a chapa que será encabeçada por Flávio Marques. Por sua vez, Waldemar Borges apoiará Nelly Sampaio, do PSC e Clodoaldo Magalhães, Dinca Brandino ou a esposa, Nicinha, do MDB.

Partiu para a briga > Em Serra Talhada o prefeito Luciano Duque (PT) não aceitou o fechamento da Casa de Saúde da cidade e acusou os vereadores da bancada de oposição de perseguição política e enfatizou que irá “até as últimas consequências” para reverter a situação. Além de culpar os parlamentares, o prefeito também chamou o Governo do Estado de “incoerente”.

Ipojuca > O ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Carlos Santana, oficializou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro para enfrentar a atual prefeita Célia Sales nas eleições de outubro. Carlos é um dos nomes prioritários do PSB para o pleito.

Campanha antecipada > Gestores de Parnamirim e Terra Nova receberam alerta do MPPE sobre publicidade institucional antes do período permitido. Dando exceção apenas a situações de “urgente necessidade”. Prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores devem além de recusar, fiscalizar inserção de nomes, símbolos, imagens ou slogans. Com risco de cassação do registro ou diploma do candidato.

Afogados > Morre empresário e ex-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Emídio Vasconcelos (PT). Com carreira sólida na política, Emídio colecionou grandes participações nas eleições municipais, sendo o segundo mais votado para majoritária em 2016. Vítima de infarto, ele havia se colocado para uma nova disputa.

Procurando briga > O vereador de São Bento do Una, Rinaldo Alexandre, decidiu cobrar a prefeita Débora Almeida (PSB), sobre um suposto atraso de salário dos funcionários contratados do município. Bateu duro por informações.

Veja também

Ana Patrícia e Rebecca sofrem primeira derrota nas Olimpíadas
Jogos Olímpicos

Ana Patrícia e Rebecca sofrem primeira derrota nas Olimpíadas

Maria Portela estreia em Tóquio com vitória-relâmpago no judô
Jogos Olímpicos

Maria Portela estreia em Tóquio com vitória-relâmpago no judô