MP pede punição para candidata que não votou em si e fez campanha para o marido

Em São Caetano, no Agreste pernambucano, o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a impugnação de todos os registros de candidatura do partido Republicanos e a cassação do diploma dos eleitos que concorreram nas eleições municipais de 2020. O MP encaminhou parecer ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

A ação denuncia fraude eleitoral. Segundo o MP, houve cota de gênero forjada, com candidaturas 'laranjas'. E, a candidata a vereadora Ana Lúcia da Silva também foi denunciada. Isso porque ela se inscreveu para tentar ser eleita, e segundo as provas constatadas pelo MP, ela cometeu fraude eleitoral, já que não recebeu nenhum voto e, em vez de fazer campanha para ela própria, estava era pedindo votos para o seu marido, José Enedino Alves, que também concorria para a vereança.

A defesa alegou que a candidata teria se separado do marido poucos meses antes das eleições e, para se vingar, decidiu lançar candidatura. Em setembro, o casal teria se reconciliado, e Ana voltou a fazer campanha para o esposo. Sobre a ausência de votos, a defesa diz que ela se enganou na hora de escolher o próprio número na urna eletrônica.

O parecer do procurador regional eleitoral Wellington Cabral Saraiva concluiu que, Ana Lúcia da Silva não pretendeu concorrer verdadeiramente ao cargo. “Diante da comprovação de fraude e seguindo o atual entendimento do TSE, o MP Eleitoral opinou por desconsiderar a candidatura apenas formal de Ana Lúcia da Silva. Em consequência, já que o partido Republicanos deixou de cumprir a cota de gênero, defende, perante o TRE, a cassação de todos os registros de candidatura e diplomas dos candidatos do partido, tanto eleitos, suplentes ou não eleitos, que concorreram em São Caetano em 2020”, relatou o promotor.

Para cumprir a Lei cada partido político deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero, em cada eleição. 

Com as bênçãos de Dudu
A ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, apertou o passo para virar deputada estadual. Correligionários informam que o prefeito de Tupanatinga, Sílvio Roque (PP), fechou com ela. A aliança teria sido um trabalho de articulação do deputado federal Eduardo da Fonte. Débora corre ainda em outros municípios para fortalecer o seu nome para a eleição.

Troca de experiência
A prefeita Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, recebeu a visita do prefeito da cidade de Goiana, Eduardo Honório, nesse último final de semana. Os dois gestores trocaram experiências. A prefeita Márcia Conrado apresentou o modelo de gestão implantado em Serra Talhada e conferiu, em troca, a experiência produtiva da cidade de Goiana, polo automobilístico em Pernambuco.

Visita
O secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes, visitou Nazaré do Pico, em Floresta, para participar da Missa do Vaqueiro. Nazaré é divisa entre Serra Talhada e Floresta. Rodrigo pavimenta o caminho rumo às próximas eleições.

Veja também

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter