O crescimento do Covid-19 e a bronca para os prefeitos

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito de Bezerros, Breno Borba (PSB) tiveram que retroceder no plano de retomada das atividades econômicas, após determinação do Governo de Pernambuco.

Tudo deve voltar à estaca zero a partir desta sexta 26 até o dia 5 de julho. As duas cidades devem fiscalizar, para que a população só saia de casa para serviços essenciais, como supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde.

A decisão aconteceu depois que os dados do Governo apontaram que as duas cidades caminhavam na contramão do resto do Estado em relação a diminuição do número de casos de Covid-19, sendo responsáveis por registrar 71% de aumento no Agreste, na última semana. O salto foi de 267 para 358 casos. Em Caruaru foi de 97 para 152. Em Bezerros, de 27 para 37 casos.
  
O secretário estadual de Saúde, André Longo afirmou que o objetivo é “uma redução do R, ou seja, da velocidade de crescimento de casos na região. Menos casos graves, menos solicitações de UTI”, destacando que os próximos 10 dias também será permitido o funcionamento de atividades industriais, da construção civil, com metade da capacidade e de restaurantes para o serviço de delivery.
 
Sem condições
Em São Caetano o ex-prefeito José da Silva Neves, conhecido como Dr. Neves, corre contra o tempo para tentar reverter na justiça o direito de disputar a prefeitura de São Caetano ainda este ano. Ele acusa o pré-candidato pelo PSL, Josafá Almeida, de “articular manobra sórdida” com alguns vereadores para tirá-lo do páreo. E descarta qualquer possibilidade de caminhar com Josafá.
 
Se livrou > Em Carnaíba o prefeito Anchieta Patriota consegue derrubar no TCE uma multa de R$26 mil, expedida pela Conselheira Tereza Duere, que além da multa, suspendia licitações da prefeitura. Após recorrer, o TCE afirmou por unanimidade que “a penalidade pecuniária pode ser excluída à luz dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade”.
 
Culpou a Celpe > Em Itapetim o prefeito Adelmo Moura coloca a culpa da demora para reestabelecer o Açolgue Municipal no tempo em que a Celpe está levando para fornecer energia elétrica. Segundo o prefeito, não há nenhuma irregularidade ou pendência da prefeitura com o órgão, e que só depende dela para as atividades voltarem a acontecer no local.
 
Pegou mal > O pré-candidato oficial pelo PT em Tabira, Flávio Marques, se vê em uma situação delicada após as contas do seu padrinho, o prefeito Sebastião Dias, serem rejeitadas pelo TCE, justamente em uma das principais pautas de campanha, a educação. O que pode deixar a situação ainda  pior é a possibilidade da Câmara confirmar a decisão, já que o prefeito não tem maioria.  

Veja também

Rafael Macedo sofre ippon aos 31 segundos de luta e é eliminado
Jogos Olímpicos

Rafael Macedo sofre ippon aos 31 segundos de luta e é eliminado

Fabiana Silva perde mais uma e está eliminada no badminton
Jogos Olímpicos

Fabiana Silva perde mais uma e está eliminada no badminton