O despacho, o gato e o vereador

Em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, um fato inusitado chamou a atenção da população. O vereador Marcos de Neuma (DEM) recebeu a informação de que teriam feito um trabalho de macumba” contra ele em um terreno próximo ao CREAS do município. Diante disso, Marcos foi até o local e encontrou uma cruz com algumas correntes penduradas e um santinho de sua campanha eleitoral de 2020 ao lado.

Indignado, o vereador gravou um vídeo como resposta à suposta macumba. “Eu quero dizer para quem fez isso que eu sou ungido por Deus, você que fez é que é do diabo, eu não tenho medo dessa porcaria não, isso aqui volta para você”, desabafou. Horas depois do vídeo circular nas redes sociais, surgiu uma nova versão para o ocorrido, de que na verdade o local se tratava de um enterro de um gato que algumas crianças da comunidade se juntaram para se despedir do animal. A cruz e as correntes foram colocadas como despedida do bichano e o santinho apareceu ali como coincidência.

Em contato com o este colunista, Marcos garantiu que se tratava sim de uma obra de macumbaria. “O trabalho feito foi realmente macumba, não se enterra gato com ritual de magia negra. Tinha um prato com santinhos meus de campanha e muitas velas preta e galinha que já estava despedaçada. Mas Deus está acima de tudo e eu não acredito nessas coisas”, afirmou.

A turma, claro, não perdoou e os memes surgiram aos montes e as gravações da comunidade pipocaram nos grupos de whatsaap.

Rezar só na semana
Nas cidades do Agreste Pernambucano, mesmo com o projeto de Lei sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB), em relação à essencialidade das igrejas, os templos não podem funcionar nos finais de semana. As atividades econômicas e cultos, na semana, só podem funcionar até às 18h. Já nos finais de semana, está liberada apenas a abertura de supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina. O Polo de Confecções não pode abrir nos sábados, domingos e segundas, e assim, as igrejas também devem fechar no final de semana, segundo o governo.

Em quem vota?
O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PP), está em Recife para cumprir uma série de agendas com lideranças políticas de Pernambuco. Agora vira e mexe aparece na foto com o deputado federal Eduardo da Fonte. A cidade se pergunta quem ele vai apoiar, afinal, já que se alinhou ao grupo Coelho que abriu mão da candidatura do aliado histórico, Anselmo Gomes, parta ficar com ele.

Foi a sessão 
A prefeita de caruaru, Raquel Lyra, visitou a Câmara de Vereadores de sua cidade. Ela foi prestigiar, na última segunda (17), a sessão solene em celebração pelos 164 anos da Capital do Forró. Em tempos de pandemia a maioria dos vereadores participou de forma remota. “Quero agradecer aos vereadores e vereadoras pela homenagem. O trabalho que temos feito pela nossa cidade é resultado da nossa união por uma cidade melhor”, discursou a prefeita.

Não gostou 
O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), esteve na última segunda-feira (17), com pastores e líderes religiosos do Agreste, na Cidade de Caruaru. Ele participou das comemorações dos 164 de Caruaru. Collins reagiu com insatisfação às novas medidas tomadas pelo Governo do Estado em relação, às igrejas no Agreste. “Todas as igrejas e seus membros estão usando máscara, fazendo distanciamento social, respeitando as regras. A lei das igrejas deve ser respeitada,” disse.

Veja também

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA
EUA

Senadores republicanos barram votação de lei que garante acesso ao voto nos EUA

Nova variante do coronavírus é identificada no estado do Rio
Variante P.5

Nova variante do coronavírus é identificada no estado do Rio