Logo Folha de Pernambuco
Carlos Britto

O sonho do canal do Sertão

Sonho acalentado pelo ex-deputado federal Osvaldo Coelho, que infelizmente não teve tempo de vê-lo sair do papel, o projeto Canal do Sertão pernambucano caminha para, enfim, se tornar realidade. Integrantes do comitê em prol da construção da obra reuniram-se nesta terça-feira (11) com o atual titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Edilázio Wanderley, e saíram de lá otimistas.

Um dos coordenadores do comitê geral, que abrange 17 municípios dos Sertões do Araripe e Central, o ex-deputado estadual Antonio Fernando afirmou, em entrevista a este colunista que o passo mais importante para viabilizar o projeto foi dado.
Mais ou menos há 35 anos, antes mesmo do projeto se chamar Canal do Sertão, a gente já estava nessa luta. Mas pela primeira vez a gente viu a vontade da Codevasf de querer fazer essa obra”, destacou Fernando.

Liderança política do Araripe, o ex-deputado explanou ao superintendente todas as vantagens do Canal do Sertão, que não são poucas – tanto em relação ao desenvolvimento econômico regional, quanto à inclusão social e qualidade de vida. “São 120 mil empregos diretos, 370 mil empregos indiretos, com uma renda anual de toda a produção chegando aos R$ 15 bilhões anuais. O valor desse canal é de R$ 6,5 bilhões, mas em um ano a gente produz duas vezes mais. Ele se pagaria em seis meses”, argumentou Fernando.

Seminário

Segundo o coordenador, Edilázio mostrou-se convencido da viabilidade econômica do projeto, tanto no quesito geração de emprego e renda quanto na fertilidade produtiva das terras da região. “Foi mostrado que nós temos o melhor solo do Estado para irrigação, exatamente nesse trecho que pega a região do Araripe ao Sertão Central”, frisou.

Transformação

Amaraji, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, iniciou o ano com algumas mudanças na gestão municipal. Entre as ações implementadas pelo prefeito Araújo (Avante), destaca-se a oferta de transporte gratuito para universitários, um serviço antes pago pelos estudantes. No setor cultural, a programação do Carnaval trouxe atrações conhecidas e movimentou a economia local, impactando comerciantes e prestadores de serviço. Apesar das iniciativas, o governo municipal segue enfrentando desafios, especialmente em um cenário político polarizado após uma eleição disputada.

Impedimento

Durante a inauguração da requalificação da PE-95, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, o vice-prefeito de Passira, Ernande Filho (PSB), foi impedido de subir ao palco do evento. Ele afirmou que, após ser anunciado como representante do prefeito, foi barrado pela chefe de Cerimonial, sob a alegação de falta de espaço, mesmo havendo cadeiras vazias. Ernande expressou indignação nas redes sociais, sugerindo motivação política pelo impedimento e criticando a governadora Raquel Lyra, destacando que os recursos investidos na obra pertencem à população pernambucana.

Veja também

Newsletter