O último da Velha Guarda dos Coelhos e o ‘pito’ nos prefeitos

O presidente do TCE-PE, Ranilson Ramos – acompanhado dos conselheiros Valdecir Pascoal, Carlos Neves, Marcos Loreto, Dirceu Rodolfo, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes – participou da solenidade de inauguração das novas instalações da Inspetoria Regional de Petrolina (IRPE), no Sertão do São Francisco.

Mais de 20 gestores da região estiveram presentes. Nunca mais tinha se visto tanto prefeito junto, mas como era evento do Tribunal de Contas, prestigiar é sempre de bom tom, né?

Nos discursos, um fato inusitado arrancou sorrisos. Ex-prefeito de Petrolina na década de 80, o médico Augusto de Souza Coelho, diretor-presidente da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) e diretor do Hospital Dom Tomás, aproveitou o evento na cidade para passar um ‘pito’ público nas dezenas de prefeitos que estavam na solenidade.

Augusto falou como filho de Clementino Coelho (o Coronel Quelê), homenageado com o seu nome na sede do TCE-PE, e lembrou aos gestores que ele os convidou para uma visita ao Hospital Dom Tomás, que cuida de pacientes com câncer na região, e pouquíssimos apareceram. No entanto, continuam mandando os seus pacientes para a unidade. O silêncio foi instantâneo. E deixou a turma de sorriso amarelo.

Comemorou

O deputado estadual Romero Sales Filho (UB) comemorou o anúncio de que Porto de Galinhas, em Ipojuca (Grande Recife), receberá uma nova companhia policial de apoio ao turista, assim como a atual CiaTur (Companhia Independente de Apoio ao Turista) passará por uma reestruturação. De acordo com o parlamentar, essa era uma luta recorrente do seu mandato e que, desde 2021, tentava sensibilizar o Governo de Pernambuco sobre a necessidade de reforço policial e um atendimento ao turista especializado em uma das praias mais visitadas do País.

Prefeita pressionada

Em Sirinhaém, no litoral sul, os professores decidiram reforçar a pressão contra a prefeita Camila Machado, cobrando o pagamento do piso nacional da categoria. A mobilização tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTES). Por lá, os profissionais estão tão inconformados, que já foram até a porta da prefeitura com faixas e cartazes, pedindo respeito ao professor. Outro protesto deve acontecer na Câmara Municipal nesta quinta-feira (30).

Criticaram

Da tribuna da Alepe, a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) avaliou o lançamento do Programa ‘Todos pela Segurança’, lançado pela governadora Raquel Lyra. Para ela, a gestora apresentou um planejamento “futurista, genérico e sem objetividade”. A parlamentar apontou que o Poder Executivo não detalhou como pretende monitorar os indicadores da violência, nem informou as datas e os prazos para as ações da Defesa Social, contrariamente ao que ocorria com o Pacto pela Vida. Já para a líder da Oposição, Dani Portela (PSOL), o plano estabeleceu metas, mas não detalhou as ações que serão tomadas para alcançá-las.

Elogiaram

O líder do Governo na Alepe, Izaías Régis (PSDB), disse que, apesar das dificuldades, está confiante de que a governadora vai cumprir com todos os compromissos anunciados no programa. João de Nadegi (PV) se disse esperançoso com a redução dos índices de criminalidade até o fim do mandato da gestora. Joãozinho Tenório (Patriota), por sua vez, celebrou o anúncio de retomada de obras do complexo científico em Salgueiro, no Sertão Central, paralisadas desde 2014.

Veja também

Strus converte do meio da quadra e garante vitória dos Cavaliers sobre Mavericks na NBA; confira
NBA

Strus converte do meio da quadra e garante vitória dos Cavaliers sobre Mavericks na NBA; confira

Japão e Coreia do Sul registram os menores índices históricos de taxa de natalidade
população

Japão e Coreia do Sul registram os menores índices históricos de taxa de natalidade