Os irmãos e as vitórias que deram o que falar

Um fato que vem sendo discutido no Sertão do Pajeú é a reeleição dos irmãos Torres. Em Ingazeira, Luciano Torres (PSB) volta a liderar a cidade. Em Iguaracy, Zeinha Torres (PSB) foi reeleito para continuar no cargo, e ainda em Iguaracy, o irmão Chico Torres, também socialista, foi reeleito para a Câmara dos Vereadores. A vitória dos três tem sido bastante comemorada por seus apoiadores.

Luciano Torres foi eleito com 66,53% dos votos. Ele derrotou Luciano Moreira (Podemos), que ficou em segundo lugar com 33,47%. O vice de Luciano foi Djalma do Minadouro, do PSD.  Luciano foi prefeito de Ingazeira entre 2009 e 2016 e agora vai voltar a liderar o município. Na cidade vizinha, Iguaracy, seu irmão Jose Torres Lopes Filho – o Zeinha Torres -, acabou levando a melhor, com 57,94% dos votos válidos, contra Rogério de Moura Lins (MDB), que perdeu com 42,06% dos votos válidos.

Além de duas prefeituras, os irmãos socialistas também tiveram êxito nas eleições para vereadores. Os partidos que mais elegeram candidatos foram o PSB, com quatro vereadores, e o MDB, com três representantes. Dentre eles, está o terceiro irmão, Francisco Torres Martins (PSB), eleito com 345 votos. Em Ingazeira, a maior bancada também ficou com o PSB, que elegeu sete vereadores, seguido por MDB e Podemos cada um deles com um representante. 

Pela quarta vez > Os triunfenses escolheram pela quarta vez o médico Luciano Bonfim (Avante), de 57 anos, para governar o município pelos próximos quatro anos. Ele foi eleito com a votação proporcionalmente mais expressiva entre todos os municípios do Sertão do Pajeú. Foram 73,45% dos votos válidos, contra 26,55% do candidato da oposição, Genildo da Água (Patriota). Bonfim volta ao comando do executivo ao lado de João Hermano, também do Avante, como vice-prefeito.

Mais votados > Os cinco prefeitos mais votados no Pajeú foram: Luciano Bonfim (Avante), de Triunfo, com 73,45%, Zé Pretinho (Avante), de Quixaba, com 72,53%, Luciano Torres (PSB), da Ingazeira, com 66,53%, Djalma da Padaria (PSB), de Solidão (66,21%) e Sandrinho Palmeira (PSB), de Afogados, com 64,15%.

Cancelou > O prefeito eleito em Gravatá, Padre Joselito (PSB), decidiu cancelar sua participação na sua própria carreata. A justificativa foi devido ao aumento de casos de Covid-19 em Pernambuco, ele e o vice, Júnior Darita, informaram que não irão participar da carreata organizada pela militância, para celebrar a vitória nas eleições. "Contamos com o apoio de todos para garantir e preservar a vida e a segurança de todos", disse Joselito.

Os escolhidos > Em Santa Terezinha, a espera pelos nomes dos presidentes da Casa Legislativa chegou ao fim. Dr. Júnior e Manoel Grampão presidirão a Câmara pelos próximos quarto anos. Para o primeiro biênio 2021-2022 será mantido como presidente o Doutor Júnior. O biênio 2023-2024 ficará com o vereador Manoel Grampão, também do Podemos. Os dois fazem parte da base do prefeito eleito Delson Lustosa (PO).

Veja também

Mancha de corrupção na Rnest é difícil de sair como óleo bruto
Coluna Movimento Econômico

Mancha de corrupção na Rnest é difícil de sair como óleo bruto

Lula e Nísia se reúnem nesta terça-feira em meio a cobranças, pressão e demissões na Saúde
GOVERNO LULA

Lula e Nísia se reúnem nesta terça-feira em meio a cobranças, pressão e demissões na Saúde