Os irmãos e as vitórias que deram o que falar

Um fato que vem sendo discutido no Sertão do Pajeú é a reeleição dos irmãos Torres. Em Ingazeira, Luciano Torres (PSB) volta a liderar a cidade. Em Iguaracy, Zeinha Torres (PSB) foi reeleito para continuar no cargo, e ainda em Iguaracy, o irmão Chico Torres, também socialista, foi reeleito para a Câmara dos Vereadores. A vitória dos três tem sido bastante comemorada por seus apoiadores.

Luciano Torres foi eleito com 66,53% dos votos. Ele derrotou Luciano Moreira (Podemos), que ficou em segundo lugar com 33,47%. O vice de Luciano foi Djalma do Minadouro, do PSD.  Luciano foi prefeito de Ingazeira entre 2009 e 2016 e agora vai voltar a liderar o município. Na cidade vizinha, Iguaracy, seu irmão Jose Torres Lopes Filho – o Zeinha Torres -, acabou levando a melhor, com 57,94% dos votos válidos, contra Rogério de Moura Lins (MDB), que perdeu com 42,06% dos votos válidos.

Além de duas prefeituras, os irmãos socialistas também tiveram êxito nas eleições para vereadores. Os partidos que mais elegeram candidatos foram o PSB, com quatro vereadores, e o MDB, com três representantes. Dentre eles, está o terceiro irmão, Francisco Torres Martins (PSB), eleito com 345 votos. Em Ingazeira, a maior bancada também ficou com o PSB, que elegeu sete vereadores, seguido por MDB e Podemos cada um deles com um representante. 

Pela quarta vez > Os triunfenses escolheram pela quarta vez o médico Luciano Bonfim (Avante), de 57 anos, para governar o município pelos próximos quatro anos. Ele foi eleito com a votação proporcionalmente mais expressiva entre todos os municípios do Sertão do Pajeú. Foram 73,45% dos votos válidos, contra 26,55% do candidato da oposição, Genildo da Água (Patriota). Bonfim volta ao comando do executivo ao lado de João Hermano, também do Avante, como vice-prefeito.

Mais votados > Os cinco prefeitos mais votados no Pajeú foram: Luciano Bonfim (Avante), de Triunfo, com 73,45%, Zé Pretinho (Avante), de Quixaba, com 72,53%, Luciano Torres (PSB), da Ingazeira, com 66,53%, Djalma da Padaria (PSB), de Solidão (66,21%) e Sandrinho Palmeira (PSB), de Afogados, com 64,15%.

Cancelou > O prefeito eleito em Gravatá, Padre Joselito (PSB), decidiu cancelar sua participação na sua própria carreata. A justificativa foi devido ao aumento de casos de Covid-19 em Pernambuco, ele e o vice, Júnior Darita, informaram que não irão participar da carreata organizada pela militância, para celebrar a vitória nas eleições. "Contamos com o apoio de todos para garantir e preservar a vida e a segurança de todos", disse Joselito.

Os escolhidos > Em Santa Terezinha, a espera pelos nomes dos presidentes da Casa Legislativa chegou ao fim. Dr. Júnior e Manoel Grampão presidirão a Câmara pelos próximos quarto anos. Para o primeiro biênio 2021-2022 será mantido como presidente o Doutor Júnior. O biênio 2023-2024 ficará com o vereador Manoel Grampão, também do Podemos. Os dois fazem parte da base do prefeito eleito Delson Lustosa (PO).

Veja também

Sob pressão para sair do cargo, Pazuello viaja a Manaus sem 'voo de volta'
Política

Sob pressão para sair do cargo, Pazuello viaja a Manaus sem 'voo de volta'

Prefeitura do Recife promove ação educativa nos parques por respeito às medidas de prevenção
Coronavírus

Prefeitura do Recife promove ação educativa nos parques por respeito às medidas de prevenção