Presidente da Câmara de Petrolina quer aguardar processo sobre vereador

Vereador Aero Cruz (MDB) afirmou a este colunista que abrirá uma comissão de ética para analisar o caso do vereador Gaturiano Cigano (DEM).

O vereador Aero Cruz (MDB) afirmou a este colunista que abrirá uma comissão de ética específica na Câmara Municipal de Petrolina para analisar o caso do vereador Gaturiano Cigano (DEM). Alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na Bahia, que investiga crimes contra a Previdência Social na cidade e em outras da região, Gaturiano teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal no último dia 23 de fevereiro.

Segundo Aero, a comissão de ética ficará responsável por elaborar um relatório detalhado sobre Gaturiano, que será apreciado em plenário. No entanto, a comissão ainda não foi criada porque o departamento jurídico da Casa Plínio Amorim orientou ser necessário ter acesso aos autos do processo referente ao vereador. Por enquanto, isso corre em segredo de justiça porque as investigações da PF ainda não foram concluídas.

Para a comissão dar o seu parecer, para que possa ser discutido e votado, é preciso ter acesso aos autos. Do que aconteceu, como aconteceu, assim como também da defesa do vereador”, argumentou. Como a Mesa Diretora ainda não tem detalhes sobre o caso, não há subsídios para se elaborar o relatório. “Até porque a gente tem um prazo para receber o parecer, depois da comissão instaurada”, complementou.

Aero afirmou ainda que os trabalhos da futura comissão poderão resultar na cassação de Gaturiano e a convocação do suplente. “Vai depender do que for encontrado nos autos. Até porque a comissão terá acompanhamento jurídico da Casa”, finalizou. O presidente acredita que, quando a comissão for formada, em 30 dias é possível a apresentação do relatório sobre o caso.

Se um mês é tempo suficiente para uma comissão de ética dar seu parecer, tudo bem. A questão, agora, é saber quando a PF vai fechar as investigações e tornar público o inquérito. Quem está acompanhando tudo de perto é o ex-vereador Ronaldo Cancão.

Caso se confirme mesmo uma eventual cassação de Gaturiano, ele sairia da suplência para assumir a vaga em definitivo na Casa. Agora é esperar o desenrolar dos acontecimentos.

Ruptura?

O prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai (Avante), anunciou o nome de uma nova secretária de Saúde: Mariane Mororó. A substituição reforça as especulações de que há um rompimento entre o prefeito e o vice, uma vez que a gestão da saúde ficava nas mãos do vice, Lucas Novaes, que é médico e havia indicado a última secretária. Ambos desconversaram sobre a ruptura.

Plus

Keko do Armazém (PL), prefeito de Cabo de Santo Agostinho, irá pagar aos secretários um auxílio de R$ 1,5 mil denominado “indenização de transporte”. Com o aumento do preço dos combustíveis, o auxílio (pago desde a época do último prefeito) precisou ser reajustado. Cabe constar que o valor não precisa ser ressarcido ao município.

Otimismo

O vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, declarou estar muito otimista com relação ao desempenho do seu aliado político Miguel Coelho (União Brasil) em sua pré-candidatura ao governo do Estado. Mesmo com as últimas pesquisas mostrando a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), à frente do prefeito de Petrolina, Evilásio afirmou que Miguel está se focando em ficar conhecido em outras áreas, a exemplo do Agreste e da Região Metropolitana, e que, onde ele é conhecido, tem 70% dos votos.

Veja também

"Acreditaram em mim": Como a vítima reagiu à condenação de Daniel Alves por estupro
CASO DANIEL ALVES

"Acreditaram em mim": Como a vítima reagiu à condenação de Daniel Alves por estupro

"Coringa: Folie à deux": saiba quanto Lady Gaga e Joaquin Phoenix ganharam para estrelar filme
CINEMA

"Coringa: Folie à deux": saiba quanto Lady Gaga e Joaquin Phoenix ganharam para estrelar filme