Projeto coloca em risco as bacias do São Francisco e políticos se calam

“A cada R$ 1 gasto na transposição das águas do Rio São Francisco, R$ 2 serão investidos em revitalização”. A promessa dos governantes que implantaram o sistema de captação e que nunca se concretizou e a degradação crescente do rio na integração nacional, levaram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) a se engajar na campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, que teve a sua nona edição lançada nesta quarta-feira (18/5), em Ouro Preto (MG), mas que vai rodar pelas cidades do São Francisco e toda a calha do rio.

As cidades que concentram a campanha e a disseminam regionalmente são: Pirapora (Alto São Francisco), Ibotirama (BA – Médio SF), Glória (BA – Submédio SF) e Gararu (SE – Baixo SF).

O Comitê alerta para o risco de mudança da legislação que instituiu a política hídrica nacional, a lei 9.433, por meio do Projeto de Lei PL 4.546. “Esse projeto põe em risco todas as bacias e principalmente a do São Francisco. Caso o projeto seja aprovado no Congresso e sancionado, os comitês passarão a não ter mais como aprovar os planos de gestão de recursos hídricos. As leis estaduais terão de mudar. Será um desmonte”, resumiu o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.

Os prefeitos do São Franciscos foram convocados e se manifestarem e lutarem pela preservação do rio com uma voz local.

A luta da PE
Quem está comemorando é o prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, o Manuca de Zé do Povo,(PSD), que divulgou em suas redes sociais, que o Governador Paulo Câmara, vai inaugurar na próxima sexta-feira (20), a pavimentação do trecho da PE-310, que liga a Custódia até o Distrito de Quitimbu. Essa obra já cansou de ser prometida e não cumprida

Conta a mosca da carambola
O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Luís Eduardo Cavalcanti se reuniu com o secretário da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia Leonardo Bandeira, para uma tentativa da criação de uma Área de Proteção Fitossanitária na região do Vale do São Francisco, em parceria entre a Bahia e Pernambuco, para combater à mosca da carambola, importante praga que costuma atacar plantios de frutas. As discussões avançaram no sentido da efetivação de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois estados.

Pegou a oposição
Em Santa Filomena, Sertão do Araripe, o maior grupo de oposição da cidade declarou apoio ao deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e ao pré-candidato a deputado estadual Kaio Maniçoba (PP). O grupo é liderado pelo empresário Wagner Mororó, filho da vice-prefeita do município, Francinete Diniz, e irmão do vereador mais votado nas últimas eleições, Wallace Mororó.

Infração 
Os prefeitos das cidades de Ingazeira, Jatobá e Dormentes, no Sertão Pernambucano, receberam autos de infração da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por não enviarem o plano de ação para adequação do destino final dos resíduos sólidos urbanos, visando à eliminação dos chamados “lixões” nos municípios. O relator do processo foi o conselheiro Valdecir Pascoal. Nos três votos, o conselheiro apontou o descumprimento de Acórdãos por parte dos gestores ao não realizarem a elaboração e apresentação, até 2019, do plano de ação referente à adequação da destinação dos resíduos sólidos e eliminação dos lixões.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Newsletter