PSB versus PSB em Arcoverde

Em Arcoverde o Partido Socialista Brasileiro (PSB) está cada dia mais longe de uma união. Nessa segunda-feira (03), a presidente da Câmara de Vereadores, Célia Galindo (PSB), anunciou que vai levar adiante a Comissão Parlamentar de Inquérito, aprovada pela casa recentemente, para investigar supostos desvios da gestão da prefeita Madalena Brito, também PSB, em um programa social com suspeita de atuação de laranjas. 

A vida de Madalena não anda nada fácil ultimamente, dizem aliados. “Quando não é seu apadrinhado político Wellington Maciel (MDB), dando trabalho, é a presidente da Câmara procurando respostas para um caso antigo na cidade”, afirmam. 

Segundo Célia, a Comissão será instalada na próxima sexta-feira (07), e “será composta por três vereadores escolhidos de acordo com a proporcionalidade de representação partidária da Casa”. “Passei os últimos dias debruçada numa vasta documentação apresentada pela autora da CPI”, disse se referindo aos documentos enviados pela adversária de Madalena, Zirleide Galindo.

Em resumo, o caso fala que desde 2016 vinha ocorrendo um esquema de desvio de recursos praticado pela secretaria de Ação Social, envolvendo recursos do Benefício de Prestação Continuada – BPC, e que algumas pessoas teriam sido usadas como laranjas para receber dinheiro. “Em somente um caso citado no pedido de CPI, um senhor, agricultor, recebeu em sua conta bancária transferências que somam quase R$ 20 mil, além de ter recebido pagamento por ministrar cursos para a Secretaria, quando mal sabe escrever”, diz a denúncia.

O caso foi levado ao Ministério Público de Pernambuco em 2019 e por conta da demora em obter respostas, Célia tomou a frente, decidindo dar segmento a investigação. São respostas que teremos nos próximos capítulos dessa pendenga. 

Desmentiu > Depois do vazamento de um áudio que dizia que a chapa de oposição em Iguaracy seria montada por Francisco Sales e Léo Dessoles, o ex-prefeito Francisco Dessoles (MDB) desmentiu. Segundo ele, o que vai definir o rumo da oposição será o resultado da pesquisa em curso. A disputa está entre: Rogério Lins, Francisco de Sales, Léo Dessoles e o ex-prefeito Francisco Dessóles. 

Tristeza > O prefeitode Araripina Raimundo Pimentel, perdeu seu irmão, o médico reumatologista, Brancildes Olímpio do Espírito Santo Júnior, de 63 anos, vítima do novo Coronavírus. O médico tinha anunciado recentemente nas suas redes sociais que havia sido infectado. O médico atuava em Barreiras e Riachão das Neves, no Oeste da Bahia. 

Deu o recado > Em um balanço de sua gestão, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), elencou algumas obras e anunciou os próximos passos administrativos. Sobre as críticas da oposição, em que ele deveria ter agido diferente no combate ao coronavírus, Miguel rebateu apontando que as ações precoces garantiram a baixa taxa de mortalidade dos infectados. 

O acidente> O ex-prefeito e também pré-candidato nas eleições deste ano para voltar à prefeitura de Palmerina, Eudson Catão (MDB), ainda se recupera do susto do acidente que sofreu na saída de um almoço com políticos aliados. De acordo com as informações, Catão teria cochilado ao volante causando capotamento do veículo. Ele foi socorrido por policiais  que passavam pelo local e sofreu pequenas escoriações.