Sertão do Estado ganha protagonismo nas Eleições 2022

As eleições majoritárias de Pernambuco, neste ano, já reservam um protagonismo inédito do Interior, com Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) concorrendo ao Governo de Pernambuco. Mas o Sertão também vem mostrando um papel relevante nesse processo.

Na região do São Francisco, dois ex-prefeitos de Petrolina – cada qual com dois mandatos – também se destacam nesse enredo político. Julio Lossio (Agir 36) foi anunciado para ocupar o lugar de primeiro suplente do pré-candidato ao Senado, deputado federal André de Paula (PSD), na chapa da pré-candidata ao governo, Marília Arraes (SD).

Por sua vez, Guilherme Coelho (PSDB) foi cogitado para ocupar a chapa majoritária de Raquel Lyra ao Senado, mas teria preferido manter seu projeto de voltar à Câmara dos Deputados. Pré-candidata a estadual, Lucinha Mota (PSDB) também teria sido sondada, mas ao menos por enquanto isso ainda não se confirmou.

Na chapa de Marília, tem também uma liderança de peso cujas bases estão no Sertão do Pajeú: Sebastião Oliveira (Avante). ‘Sebá’, como é mais conhecido, deixou a Frente Popular do pré-candidato a governador, Danilo Cabral (PSB), para apostar no projeto de Marília, aceitando ser seu vice.

As convenções partidárias já começaram e os principais personagens dessa batalha começam a ser definidos, com o Interior e o Sertão, sobretudo, mostrando a força que sempre tiveram. Porém, somente agora ganham o papel principal.

Parceria

O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) e a pré-candidata a deputada estadual Cláudia de Lupércio (SD) se reúnem nesta quarta-feira (27), na quadra de um colégio tradicional, em Olinda, às 17h, para discutir prioridades do município. O encontro contará com a participação do prefeito, Professor Lupércio.

A homenagem

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PSB), decidiu render uma homenagem póstuma ao ex-senador Ney Maranhão, colocando seu nome na PE-007, no trecho que liga o Centro de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, até a entrada da BR-232, em Moreno. Nascido em 1928, Ney iniciou sua carreira política como prefeito do município, eleito em 1951. Foi deputado federal, secretário da Prefeitura de Jaboatão, assessor especial do governo do Estado, além de assessor especial e técnico no Senado.

Avante com novo vice-presidente  

O Avante em Pernambuco tem novo vice-presidente: o advogado Wilson Filho. Ele ganhou destaque no cenário político pela expressiva votação conquistada na eleição de 2020, quando disputou a Prefeitura de Ipubi (Sertão do Araripe), e por fazer forte oposição ao atual prefeito Chico Siqueira (PSB). Wilson é aliado de primeira hora do pré-candidato a vice-governador de Pernambuco, do líder do Avante na Câmara dos Deputados, Sebastião Oliveira, e do presidente estadual do partido e pré-candidato a deputado federal, Waldemar Oliveira. Bem articulado, ele deve ser um grande reforço do palanque da pré-candidata a governadora Marília Arraes (SD) no Araripe.

O ‘Aerotrem’

Pré-candidato ao governo do Estado pelo PRTB, Esteves Jacinto que tirar do papel um projeto do falecido ex-candidato a presidente da República, Levi Fidelix. Ele pretende construir trens velozes que serão ligados ao Interior. Esse investimento, segundo ele, faz parte da mobilidade no Estado – uma de suas prioridades. O cantor gospel afirma que já está colocando em pauta os projetos destinados para a área de transporte.

Veja também

Após início da nova etapa de triplicação, motoristas enfrentam trânsito intenso na BR-232
Recife

Após início da nova etapa de triplicação, motoristas enfrentam trânsito intenso na BR-232

Perícia usou DNA para identificar parte das vítimas da tragédia de Petrópolis
Petrópolis

Perícia usou DNA para identificar parte das vítimas da tragédia de Petrópolis