Um prefeito tranquilo e uma oposição desarticulada

Em Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, o atual prefeito, Vilmar Capellaro (MDB), por enquanto voa em céu de brigadeiro. Governo nos últimos 3 anos e meio com uma oposição comedida e sem um projeto de retomada da prefeitura, pelos opositores, com qualquer consistência.

Somente agora, pela oposição, dois grupos se colocam no pleito e não conseguiram ainda um entendimento para uma possível união. De um lado o Solidariedade, encabeçado pelo atual vice-prefeito Ítalo de Vilma, que rompeu com Vilmar e se juntou com alguns vereadores da oposição. Do outro lado o Democratas, que tem o jovem economista Henrique Diniz como pré-candidato a prefeito, com apoio do ex-prefeito Robson Amorim, que abandonou o projeto de voltar à prefeitura para apoiá-lo. 

Pelo seu time, Ítalo tenta fortalecer o próprio grupo, que ainda não decolou. Do outro Henrique, conta com grande rede de apoio que trabalha para conseguir repetir em Lagoa Grande o que o prefeito Miguel Coelho fez na cidade vizinha, Petrolina. 

O problema é que os dois candidatos da oposição patinam entre si, enquanto Vilmar “reina” sozinho, enquanto a oposição não se encontra. O que se fala pela cidade é que, o projeto de oposição só vai funcionar caso se juntem em um só projeto frente a Vilmar. Mas este é um desafio que se mostra cada vez mais complicado. 

 

Um vice na mira > Em Tabira o médico Dr. João Veras ganhou notoriedade e torcida para assumir o papel de vice na chapa de Flávio Marques, após participação em uma live do pré-candidato para sucessão do atual prefeito Sebastião Dias. O médico que é filiado ao PSB ainda não confirmou se aceitou a sugestão, mas já causa movimentação entre os grupos e a comunidade.

Amigos da Criança > Onze prefeitos de Pernambuco receberam o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq. A premiação reconhece os gestores do Brasil que cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão (2017-2020). Foram os prefeitos de Valença; São Bento do Una; Poção; Taquaritinga do Norte; Araçoiaba; Panelas; Afogados da Ingazeira; Carnaíba; Pedra; Petrolina e Caruaru.

Diárias na pauta > Em Petrolina um panfleto virtual circulou por grupos de WhatsApp com foto de alguns vereadores acusados de gastar demais. O presidente da Câmara, Osório Siqueira publicou nota afirmando que as acusações são inverídicas e que as viagens “foram motivadas pelo interesse público”.

Kits alimentares > Em Caruaru após constantes críticas sobre poucas entregas de kits alimentares, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) publicou nota explicando o motivo da demora na entrega dos kits alimentares para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. Segundo ela, será feito um novo processo licitatório para a compra dos kits no próximo dia 9 de julho.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter