Um prefeito tranquilo e uma oposição desarticulada

Em Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, o atual prefeito, Vilmar Capellaro (MDB), por enquanto voa em céu de brigadeiro. Governo nos últimos 3 anos e meio com uma oposição comedida e sem um projeto de retomada da prefeitura, pelos opositores, com qualquer consistência.

Somente agora, pela oposição, dois grupos se colocam no pleito e não conseguiram ainda um entendimento para uma possível união. De um lado o Solidariedade, encabeçado pelo atual vice-prefeito Ítalo de Vilma, que rompeu com Vilmar e se juntou com alguns vereadores da oposição. Do outro lado o Democratas, que tem o jovem economista Henrique Diniz como pré-candidato a prefeito, com apoio do ex-prefeito Robson Amorim, que abandonou o projeto de voltar à prefeitura para apoiá-lo. 

Pelo seu time, Ítalo tenta fortalecer o próprio grupo, que ainda não decolou. Do outro Henrique, conta com grande rede de apoio que trabalha para conseguir repetir em Lagoa Grande o que o prefeito Miguel Coelho fez na cidade vizinha, Petrolina. 

O problema é que os dois candidatos da oposição patinam entre si, enquanto Vilmar “reina” sozinho, enquanto a oposição não se encontra. O que se fala pela cidade é que, o projeto de oposição só vai funcionar caso se juntem em um só projeto frente a Vilmar. Mas este é um desafio que se mostra cada vez mais complicado. 

 

Um vice na mira > Em Tabira o médico Dr. João Veras ganhou notoriedade e torcida para assumir o papel de vice na chapa de Flávio Marques, após participação em uma live do pré-candidato para sucessão do atual prefeito Sebastião Dias. O médico que é filiado ao PSB ainda não confirmou se aceitou a sugestão, mas já causa movimentação entre os grupos e a comunidade.

Amigos da Criança > Onze prefeitos de Pernambuco receberam o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq. A premiação reconhece os gestores do Brasil que cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão (2017-2020). Foram os prefeitos de Valença; São Bento do Una; Poção; Taquaritinga do Norte; Araçoiaba; Panelas; Afogados da Ingazeira; Carnaíba; Pedra; Petrolina e Caruaru.

Diárias na pauta > Em Petrolina um panfleto virtual circulou por grupos de WhatsApp com foto de alguns vereadores acusados de gastar demais. O presidente da Câmara, Osório Siqueira publicou nota afirmando que as acusações são inverídicas e que as viagens “foram motivadas pelo interesse público”.

Kits alimentares > Em Caruaru após constantes críticas sobre poucas entregas de kits alimentares, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) publicou nota explicando o motivo da demora na entrega dos kits alimentares para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. Segundo ela, será feito um novo processo licitatório para a compra dos kits no próximo dia 9 de julho.