2021-2029. Quais forças ditarão na próxima década? Parte II

Pixabay

Uma década de grandes transformações e inquietações são algumas tendências que teremos pela frente. Uma questão é certa, quem não conseguir se adaptar e muito rápido de forma assertiva estará fora! Da mesma forma que tivemos choques de gerações no passados, vivenciaremos nesta década, mas com uma velocidade nunca antes vista. A inquietação e impaciência, características estas estudadas, pela geração conhecida com a geração Y, também chamada geração do milênio, geração da internet, terá grande influência nos países, sistemas políticos, economias, comércio GLOCAL (Global e Local). Será que 2021 será o ano da China ou o início da década da China?

Vamos continuar com algumas tendências: 

Tendência 6: Saúde - Disrupção nas ciências biológicas

As pesquisas na área de saúde relacionadas à saúde digital, genética e longevidade terão um grande impacto político social mudando a demografia do planeta com a gestão das doenças crônicas e, o sempre presente, alto custo dessa gestão.  A pandemia do Covid-19 quebrou paradigmas, barreiras de tempo e espaço para desenvolvermos e aplicarmos vacinas em tempo recorde inclusive demonstrando falhas estruturais históricas na prevenção primária e de saneamento básico inclusive em países do primeiro mundo. 

Nas pesquisas genéticas a China, em particular, está rapidamente tirando a sua desvantagem em relação aos Estados Unidos, em números de pesquisas científicas, ao mesmo tempo em que o número de citações e publicações, relacionadas à patentes em biotecnologia, continua baixo.

Tendência 7: Investimento - SPAC: Estão de volta e maiores que antes. 

SPAC (Special Purpose Acquisition Companies) IPO´s versus IPO´s tradicionais (Initial Public Offer). SPAC IPO´s são essencialmente o oposto para as IPO´s tradicionais. 

Para quem ainda não conhece estas siglas segue uma breve explicação:

SPACs são essencialmente empresas “shell companies” sem operação comercial, criadas, especialmente e exclusivamente, para levantar capital para a compra de uma empresa existente. Este processo permite “pular” o processo tradicional de uma IPO. Como as SPACs não possuem operação anterior, a informação financeira destas depende, exclusivamente, da reputação de seu time gestor.

De acordo com a Refinitiv, existiam cerca de 165 global SPAC IPOs de janeiro até outubro de 2020, quase o dobro do número de SPAC IPOs criadas em 2019 e cinco vezes mais que 2015.

Tendência 8:  Mercado - As Marcas precisam ser verdadeiras e serem orientadas por valores

Ao longo dos anos as marcas tem se preocupado cada vez mais em serem orientadas por valores. Em 2021 esta tendência deve ser consolidada.

A geração Y do milênio ou geração da internet, que hoje são a maior força de trabalho, irão moldar a sociedade e a política conforme sua imagem, cobrando das empresas uma ação autentica e alinhada com o discurso.

A transparência gerada pela internet e as mídias sociais tem impulsionado esta tendência para novos patamares, quebrando muitos tabus.

Tendência 9: Qualidade de Vida -  Indivíduos e empregadores vão olhar com seriedade a Qualidade de Vida

Este último ano, a questão individual e coletiva piora da saúde mental tem sido temas constantes. Em resposta, muitas empresas estão, finalmente, olhando de forma séria a temática: saúde e qualidade de vida.

O ambiente de trabalho online e off-line, pós-Covid19 irá se reinventar, de um local de trabalho, para um ambiente onde os times se encontram, socializam e conectam.

Tendência 10: O elefante no ambiente

Muitos países utilizaram a imagem de um bebe elefante para visualizar a distância física mais segura entre indivíduos. Esse distanciamento social será um fator que alterará profundamente a nossa sociedade como conhecemos hoje.

A Covid-19 é o fator que continuará criando enorme impacto em 2021, ao mesmo tempo em que continuará gerando incertezas em todas as direções do pensamento humano e suas ações, dificultando o sucesso de qualquer previsão.

De forma geral, existe um consenso de que estaremos retornando para uma certa normalidade após o meio do ano até o final de 2021. Com exceção da China, a maioria das economias ainda estão engatinhando para administrar os aumentos de casos e seu resultado na economia.

Ainda é uma grande incógnita se o Covid-19 vai dominar as previsões de 2022 ou se poderemos já olhar para um período pós pandemia.

 

Veja também

Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca
Coronavírus

Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19
Coronavírus

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19