O que são 200 anos para você?

Dr. Antonio Henrique Neuenschwander - Consul A.H. da República Helênica (Grécia), secretário da Aliança Consular do Nordeste - Cortesia

Esta semana, vamos ter a colaboração do colega Dr. Antonio Henrique Neuenschwander - Consul A.H. da República Helênica (Grécia), secretário da Aliança Consular do Nordeste.

O que são 200 anos para você?

Neste mês de março de 2021, no meio da severa pandemia, a Grécia comemora 200 anos desde que se libertou do Império Otomano. Foram mais de 480 de dominação Otomana. 

Desde 1453 os Otomanos expandiram sua dominação até Constantinopla e implementaram gradualmente seu império. Foram tempos difíceis para o Gregos. 

A Grécia se libertou numa época em que toda a região fervilhava, em boa medida sob a influência da revolução francesa. Os gregos sempre foram navegadores natos e ainda sob dominação Otomana, jovens gregos foram mandados para estudar na Europa ocidental e de lá trouxeram ideais iluministas que atearam fogo nas mentes locais.

Os esforços marítimos dos Ingleses, Russos e Franceses foram determinantes para o sucesso da empreitada Grega perante os Otomanos. E depois do sucesso dos cristãos gregos em libertarem-se dos turcos/otomanos, os Sérvios e Búlgaros seguiram o mesmo caminho.

A cultura grega é de extrema importância para nós, ocidentais. Muito do que se aqui se pratica e falamos, tem suas origens na Grécia. Muito do que somos veio da Grécia.

Quando pensamos em civilização antiga e paisagens incríveis, lembramos da Grécia. E estamos certos! Ela é um dos (senão o mais) belo lugar do mundo. E ela está logo ali, entre os Balcãs, Mares Egeu e jônico. Desde Recife se levam algumas horas até Lisboa e pouco tempo depois você desembarca em Atenas. 

A Grécia tem um continente incrível e maravilhosas ilhas. Quase a metade dos seus pouco mais de 11 milhões de pessoas vivem na Capital Atenas.

As ilhas Gregas povoam os sonhos de muitos de nós. E sorte daqueles que tiveram a oportunidade por os olhos na Grécia. É uma experiência inesquecível e maravilhosa para sua alma. 

Além das conhecidas e badaladas Mykonos e Santorini, você tem Creta, Corfu, Lemnos, Rhodes, Tasos, Lesbos, Hydra e Lefkada – dentre tantos destinos impressionantes.

A Grécia faz parte da comunidade Europeia e em regra, está de portas abertas para os Brasileiros. Não se exige visto de entrada e os preços lá praticados são muito amistosos. A pandemia apenas atrasa um pouco seu projeto, mas não há de impedi-lo.

A língua grega não é fácil, entretanto grande parte da sua população fala Inglês e recebe muito bem o  turista. O Verão grego vai de Abril a Outubro, mas o continente tem recantos maravilhosos que vão lhe deslumbrar a qualquer tempo.

A pandemia vai passar e a Grécia continuará linda, maravilhosa e de braços abertos para lhe receber. Se atrase um pouco, mas não falte. Se prepara para viver a melhor temporada da sua vida. Será inesquecível. Eu garanto.

Antonio Henrique Neuenschwander
Consul A.H. da República Helênica (Grécia)

Veja também

Japão lançará no mar água tratada de Fukushima
Mundo

Japão lançará no mar água tratada de Fukushima

Telefonema provoca bate-boca e amplia desgaste de Bolsonaro em Poderes
Política

Telefonema provoca bate-boca e amplia desgaste de Bolsonaro em Poderes