Planeta Água

"Sinto saudades do tempo em que a chuva não incomodava e o frio não era sentido"

Charge da semana com o multiartista e chargista pernambucano, Ronaldo Câmara - @ron_camara

As tragédias anunciadas com a volta das chuvas ceifando vidas preciosas e danos materiais incalculáveis tem nome e origem. 

Sabemos que a poluição causada pelo homem somada a ineficiência e até ausência do poder público nas áreas mais pobres da cidade são os causadores desta e outras tragédias que infelizmente continuarão, caso algo não mude radicalmente.

Muitos ficam escrevendo longos artigos apresentando dados pluviométricos e estatísticos históricos culpando a chuva como o grande mal causador desta tragédia para simplesmente mudar o foco de onde precisamos olhar.

O que é ESG
Inicialmente é uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. 

O conceito ESG precisa ser alterado urgentemente para que não fique restrito a apenas empresas/corporações mas inclua o poder público como parte do processo das cobrança, responsabilidade (accountability) e soluções.

Eu me preparo e espero a chuva que há de vir, eu já sinto o vento e o frio que a anuncia. Anônimo

 

Veja também

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter