Chevrolet 100 anos: vice-presidente da GM visita a Folha de Pernambuco e anuncia novidades
Fábio Rua apresentou planos da marca para eletrificação e destacou início da montagem do Spark no CE
O vice-presidente da General Motors (GM) e da Chevrolet na América do Sul, Fábio Rua, visitou nesta segunda-feira (4) a Folha de Pernambuco, onde foi recebido pela vice-presidente do jornal, Mariana Costa; pelo diretor-executivo, Paulo Pugliesi, e pela gerente de Mercado, Tânia Campos.
Fabio Rua estava acompanhado do gerente regional da GM, Ernest Friedheim; a gerente de Comunicação, Beatriz Matarazzo; e o assessor Ivan de Oliveira. O encontro marcou um diálogo sobre o futuro da mobilidade, as metas de sustentabilidade da companhia e as novidades da marca no Brasil, que completa 100 anos de história em 2025.
Durante a visita, Fábio destacou o início da produção do primeiro veículo 100% elétrico da GM fabricado no país, o Chevrolet Spark, cuja linha de montagem será inaugurada em dezembro, em Horizonte (CE). O modelo inaugura uma nova fase da montadora no Nordeste e reforça o compromisso com a eletrificação.

O SUV elétrico de entrada da marca será montado em regime SKD (Semi Knock-Down) no município de Horizonte, no Ceará, em uma fábrica que simboliza uma nova etapa da indústria automotiva no país. O projeto integra um pacote de investimentos de R$ 7 bilhões da GM, que também prevê a nacionalização de outros modelos elétricos e modernização de fábricas já existentes.
Leia Também
• Chevrolet lança programa Vintage e traz de volta Opala, Monza e Omega; confira detalhes
• Chevrolet Tracker 2026 muda o visual, mas ainda deve em tecnologia
• Polêmica resolvida? Testamos o Chevrolet Onix Plus com nova correia banhada a óleo
O empreendimento é gerido pela Comexport, empresa de comércio exterior e supply chain que atua com diversas montadoras presentes no mercado nacional.
“Grande notícia para a GM, para o Brasil e para o Nordeste. O Spark é um veículo novo, com design interessante, acabamento impecável e tecnologia que já despertou grande interesse dos nossos clientes e já estamos com o primeiro lote do carro vendido”, afirmou o executivo.

Eletrificação
O vice-presidente lembrou ainda que o centenário da GM no Brasil é marcado por um compromisso ambiental ambicioso: até 2030, todos os veículos produzidos pela montadora no país terão algum nível de eletrificação, abrangendo desde sistemas híbridos leves e plug-in até veículos totalmente elétricos, alinhando-se às metas globais de descarbonização.
“Nosso compromisso é que todos os carros Chevrolet produzidos no Brasil contem com algum nível de eletrificação até o fim da década”, destacou o executivo.
Entre as iniciativas sustentáveis, Fábio adiantou que a GM participará da COP30, em Belém, e que o primeiro híbrido-flex da marca no mundo, que vai utilizar etanol como combustível estratégico para reduzir emissões e custos operacionais, será produzido em São Paulo, com lançamento previsto para o mercado nacional.
Segundo Rua, essa solução será um dos pilares da transição energética no país, valorizando o potencial ambiental e econômico do biocombustível brasileiro.
Paulo Pugliesi apresentou o parque gráfico da Folha de PE a Fábio Rua e ao gerente regional da GM, Ernest Friedheim, à gerente de Comunicação, Beatriz Matarazzo, e ao assessor Ivan de Oliveira. | Foto: Matheus Ribeiro/Folha de PernambucoRelação com Pernambuco
Fábio também ressaltou a relevância de Pernambuco para a marca. Entre 2022 e 2024, a Chevrolet conquistou o voto popular e venceu o prêmio “Marcas Que Eu Gosto” na categoria “Veículos”.
“Pernambuco é um estado muito querido para nós. Ficamos extremamente felizes em ver como o povo pernambucano trata a Chevrolet, como gosta da nossa marca e dos nossos carros”, destacou.
Falou, ainda, da alegria de está em Pernambuco e elogiou o trabalho da Folha. "Agradeço à Folha de Pernambuco pela recepção e pelo trabalho jornalístico que leva informação de qualidade aos pernambucanos, incluindo as novidades do setor automotivo e da Chevrolet”, completou Fábio Rua.



