Conheça os novos carros da Hyundai importados pela CAOA após vitória na Justiça

Hyundai Venue - Divulgação/Hyundai

A vitória da CAOA sobre a Hyundai no Tribunal Arbitral de Frankfurt, na Alemanha, garantiu ao grupo brasileiro mais 10 anos de representação da marca sul-coreana no país. Esse novo casamento vai iniciar uma "nova lua de mel" entre os gigantes automotivos, e isso irá gerar bons frutos para o Brasil: os primeiros são dois carros inéditos no mercado, um para este ano ainda e outro para 2022, como revelou com exclusividade para o UOL Carros o chairman, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

O primeiro novo carro inédito da Hyundai a desembarcar por aqui será o Ioniq Hybrid, um sedã de estilo sportback e tecnologia de recarga plug-in, que disputará mercado com o Corolla Altis Hybrid. Ele associa o motor a gasolina 1.6 GDI de 105 cv e 15 kgfm de torque ao conjunto elétrico que entrega mais 43 cv e 17 kgfm. O câmbio é automático de seis velocidades.
 

O Ioniq já deu as caras no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 e  era uma promessa não oficial da Hyundai para nosso mercado. Agora virá pela CAOA, que já comprou 200 unidades do modelo nesta semana para iniciar a comercialização aqui até o final deste ano. 

A outra novidade da Hyundai importada pelo grupo será o Venue, um SUV compacto menor que o Creta e que será a porta de entrada dos utilitários da marca no país. Tem sob o capô o motor 1.6 a gasolina de 123 cv de potência, 15,4 kgfm de torque e câmbio CVT.
 

O pequeno SUV tem tração dianteira, mas traz um seletor de modo de condução com três opções: Sport, Eco e Normal, além de um seletor de tração para três tipos de terrenos: neve, lama ou areia.

O Venue tem o visual bem parecido com o novo Creta, que será apresentado pela HMB no final deste ano. Mas as semelhanças não se repetem nas medidas. O compacto importado tem 4.040 mm de comprimento contra 4.290 mm do Creta, e entre-eixos de 2.520 mm contra 2.590 do irmão maior. 

Não há confirmação oficial, mas o Grupo CAOA também deverá trazer ao Brasil as novas gerações do Tucson e do Elanta, que ganharam visual completamente novo e ousado. As confirmações futuras podem acontecer a partir da próxima reunião do dia 4 de agosto entre as presidências da HMB e da CAOA. 

Essa retomada do casamento da Hyundai com a CAOA não interfere na produção da linha HB20 e Creta pela HMB, mas poderá alterar alguns projetos futuros, como o da picape Santa Cruz, que estava prevista para ser produzida na planta da HMB em Piracicaba (SP). De agora em diante, nos próximos 10 anos, todas as decisões terão que ser tomadas em comunhão pela fabricante e sua representante local.

Veja também

"Jack, o Estripador": Quem é o homem apontado como serial killer por tataraneta de detetive
MUNDO

"Jack, o Estripador": Quem é o homem apontado como serial killer por tataraneta de detetive

Gonet se reúne com senadores da CPI da Covid nesta terça (19) e avalia reabrir caso contra Bolsonaro
Brasil

Gonet se reúne com senadores da CPI da Covid nesta terça (19) e avalia reabrir caso contra Bolsonaro