Conheça os principais tipos de tratores agrícolas e entenda melhor a função de cada um

Pexels.com

Existe uma grande variedade de máquinas agrícolas e cada uma delas é destinada a fazer uma atividade diferente no campo, dentro do processo de preparação do solo, plantio e colheita. Porém, além disso ainda existem as categorias de cada maquinário, como, por exemplo, os tratores. No momento de decisão da compra, é necessário avaliar alguns fatores para escolher o modelo que mais vai suprir as suas necessidades, como, por exemplo, tamanho do terreno, tipo de solo e tempo de trabalho.

O surgimento dos tratores agrícolas se deu pela substituição da força animal por máquinas que realizam o trabalho de forma mais uniforme, em menos tempo e ajudam a aumentar a qualidade das culturas. Dessa forma, existem categorias de tratores, como, por exemplo, trator de pneu 2 RM, trator de pneu 4 RM, trator de esteira e tratores florestais. Para entender melhor as características de cada modelo e os tipos de tratores traçados, leia o artigo até o fim. 

trator verde
Divulgação: Deere

 

Trator de pneu x trator de esteira
É muito comum as pessoas terem em mente os tratores de pneus, isso porque eles são mais comumente usados em diferentes atividades. Porém, há uma diferença bastante significativa entre as duas categorias. O trator de esteira, por exemplo, é o mais indicado para trabalhos que exijam mais das máquinas e que sejam em solos mais arenosos e de difícil acesso, eles se locomovem melhor e aguentam uma carga de trabalho mais pesada. 

Trator de pneu 2 RM
Esse modelo com certeza pode ser considerado um dos mais comuns e mais usados nas produções agrícolas no Brasil. Ele possui uma potência menor e é considerado um trator cabinado também. Sua principal característica é que ele possui duas rodas motrizes, neste caso, são as duas rodas traseiras, que são maiores e mais fortes, já as duas dianteiras são menores e servem mais para dar direção para a máquina. 

Trator de pneu 4 RM
O trator de 4 RM possui uma potência e desempenho bem mais elevados que o de 2 RM por causa das suas 4 rodas motrizes. Fora isso, ele também possui um maior coeficiente de aderência, o que dá a ele a possibilidade dele desenvolver a mesma força de tração com apenas 35% a menos de sua massa. 

Trator de esteira 
Eles funcionam a partir de correntes que são formadas por séries de links, onde as sapatas são fixadas com garrafas. É por causa desse sistema que esse modelo consegue se firmar com mais resistência em diferentes tipos de solos. Essa categoria ainda pode ser dividida em outras duas subcategorias: agrícola e industrial. 

Tratores florestais
Uma categoria menor e mais específica, porém não menos importante, é a de tratores florestais. Esse tipo de máquina é especializado no setor de florestas, as funções deles se diferenciam dos demais tipos porque esses modelos podem ser usados para o processamento de toras e também como carregadores. Eles não são muito conhecidos e nem muito comuns. 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Perícia usou DNA para identificar parte das vítimas da tragédia de Petrópolis
Petrópolis

Perícia usou DNA para identificar parte das vítimas da tragédia de Petrópolis

Com ampliação para crianças a partir dos 3 anos, vacinação contra Covid movimenta postos do Recife
Recife

Com ampliação para crianças a partir dos 3 anos, vacinação contra Covid movimenta postos do Recife