Logo Folha de Pernambuco

Setor automotivo fecha semestre em alta de quase 40%; veja detalhes e projeções

Concessionária - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O setor automotivo fechou o primeiro semestre de 2021 com crescimento de 38,98%, quando comparado com o mesmo período de 2020. De maio para junho, o setor teve uma queda de 3%. 

Segundo o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Júnior, isso aconteceu em virtude da escassez das concessionárias que ainda não conseguiram retomar a produção. No entanto, quando comparado junho deste ano com 2020, o setor cresceu 59,31%. 

Quando observado o setor de automóveis e comerciais leves, o mês de junho fechou com queda de 3,31%. Porém, no acumulado do semestre o segmento teve uma alta de 31,90%, quando comparado com o mesmo período de 2020. 

Ainda de acordo com o presidente da Fenabrave, hoje, os estoques de modelos sofrem com dificuldade de peças e componentes. “Especialmente os semicondutores estão em falta para atender a demanda. As concessionárias têm um estoque de 8 dias com pouco mais de 56 mil unidades. É um dos níveis mais baixos da história”, detalha Assumpção.

Com relação às projeções para o segundo semestre deste ano, a Fenabrave estima que, de forma geral, o setor deve ter um crescimento de 13,6%, contra os 16,6% previstos em janeiro. Ao todo, o setor deve ter um volume de 3,4 milhões de unidades.

Já o setor de automóveis e comerciais leves, o segmento deve crescer 10,7%.  Isso representa um volume de 2,1 milhões de unidades emplacadas esse ano. 

A projeção da Fenabrave foi revista e em janeiro a perspectiva de crescimento era de 15,8%. “Vale ressaltar, que a revisão pode parecer grande. Mas trata-se de um volume baixo de unidades”, explica o presidente da Fenabrave.

Veja também

Flórida vive ameaça com o furacão de categoria máxima Milton
ESTADOS UNIDOS

Flórida vive ameaça com o furacão de categoria máxima Milton

Justiça eleitoral decreta quebra de sigilo bancário de candidata do PL em Palmas para investigações
tocantins

Justiça eleitoral decreta quebra de sigilo bancário de candidata do PL em Palmas para investigações

Newsletter