Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Tera: Volkswagen anuncia o SUV para o primeiro semestre de 2025

Modelo foi apresentado durante desfile da Sapucaí durante Carnaval do Rio; confira

Volkswagen Tera desfilou no Sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro, em ação de apresentação inéditaVolkswagen Tera desfilou no Sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro, em ação de apresentação inédita - Volkswagen/Divulgação

Em ação inédita durante o Carnaval do Rio de Janeiro, a Volkswagen inovou ao apresentar o novo SUV da marca alemã: o Tera, um carro desenvolvido 100% no Brasil. O modelo foi feito na planta de Taubaté (SP) e revelado em pleno desfile no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

O Tera será posicionado entre o Polo e o Nivus, e, de acordo com a Volkswagen, chegará ao mercado no primeiro semestre deste ano. 

“A grandeza e a relevância do Novo Tera para o mercado são refletidas pelo imenso interesse da imprensa e do público. Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões. Agora, com a revelação do Novo Tera, a Volkswagen não só apresenta o modelo mais importante dos últimos tempos, como inova ao se tornar a primeira marca de automóveis a apresentar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do planeta”, comenta Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Motor
Sem muitos detalhes, o que se sabe é que a versão topo de linha mostrada no sambódromo conta com o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm (mesmo do Polo). O câmbio é automático de seis velocidades.

As versões mais básicas de entrada devem vir com motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas.

Design

Com frente robusta, o Volkswagen Tera tem faróis e lanternas em LED com assinatura em DRL Com frente robusta, o Volkswagen Tera tem faróis e lanternas em LED com assinatura em DRL | Foto: Divulgação/Volkswagen  

O novo Volkswagen Tera deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo. O design do novo Volkswagen Tera foi projetado pelo time do designer brasileiro José Carlos Pavone, Head de Design Américas da marca. 

Os destaques da parte externa vão para os faróis e lanternas em LED com assinatura em DRL na parte dianteira do veículo, que trazem uma assinatura de iluminação fracionada, reforça a robustez.

Já na traseira, as lanternas são interligadas de um canto a outro com um efeito luminoso denominado “click-clack” com uma luz de posição e outra mais intensa e com a presença de elementos aparentes em outras formas, que surgem quando o pedal do freio é acionado. 

Traseira do Volkswagen Tera, novo SUV da marca alemã que vai contar com 300 litros de capacidade no porta-malas. Traseira do Volkswagen Tera, novo SUV da marca alemã que vai contar com 300 litros de capacidade no porta-malas. | Foto: Divulgação/Volkswagen 

A coluna "C'’ também ganhou destaque no modelo com linhas mais encorpadas. 

O porta-malas vem com capacidade de 300 litros e as rodas são de liga leve diamantadas de 17 polegadas na versão High.

O teto tem caimento esportivo sem perder a característica marcante de um SUV. 

Na parte de dentro, os elementos são inéditos e com materiais de acabamento e texturas mais refinados, como soft touch no painel.

Na passarela do samba carioca, ele faz primeira aparição em três cores: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. 

Tecnologia e segurança

Cabine do Volkswagen Tera conta com materiais mais sofisticados e tela multimídia de 10 polegadas. Cabine do Volkswagen Tera conta com materiais mais sofisticados e tela multimídia de 10,25 polegadas. | Foto: Divulgação/Volkswagen  

Dentre os destaques dessa ala, a central multimídia VW Play Connect de 10” em estilo flutuante e o painel digital de 10,25”, carregamento de celular por indução, iluminação ambiente e pacote ADAS em algumas versões chamam atenção. 

Já os equipamentos de série ainda não foram revelados.

Easter Eggs
Uma das grandes surpresas do Novo Tera são os chamados “Easter Eggs”. Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz cinco desses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores. 

No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila. Espalhados pela carroceria estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.

Volkswagem espalhou pelo Tera cinco Volkswagem espalhou pelo Tera cinco "Easter Eggs" como que oferecem uma interação divertida. Foto: Divulgação/Volkswagen  

Lançamento
Ainda não se sabe todos os detalhes do carro, que a marca promete relevar nos próximos meses, já que o lançamento está previsto para ainda este semestre, mas sem data definida.

Além do Brasil, o modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, e também vai chegar ao mercado do continente africano.

A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume, e o modelo terá, ao todo, quatro versões. O carro faz parte integrante da ofensiva de 16 lançamentos que a marca alemã prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista.

Os preços devem ficar na faixa de R$ 100 mil a R$ 130 mil.

Veja também

Newsletter